Esta é a grande lição de Espinosa: desejo é o esforço, a inclinação, por algo que julgamos útil para nossa conservação, ele é determinado com o fim de preservar o corpo e a mente. Não agimos por vontade, mas sim pela necessidade do desejo!
A filosofia nos ensina que desejo é uma força que se dirige a um fim o qual é considerado, pela pessoa que a contém, uma fonte de satisfação que pode ser consciente/inconsciente ou reprimida.
De acordo com o filósofo, a teoria de Espinosa demonstra que a ambivalência da indissociabilidade entre a esperança e o medo está na origem da superstição e que o elemento supersticioso possibilita a mobilização de teses conspiratórias e de negacionismo científico.
O DESEJO COMO PRODUÇÃO
Ao pensar o corpo e sua potência, Deleuze tem em Espinosa sua inspiração, já que o filosofo holandês pensa o corpo e suas afecções, atribuindo ao homem uma possibilidade de ser livre na medida em que transforma em potência sua capacidade de reação.
Espinoza enuncia a lei fundamental da conduta humana (que, em todo caso, dada a uniformidade entre o homem e as outras partes da natureza, é válida para todos os entes naturais) sob a forma de uma espécie de princípio de inércia: "Toda a coisa, enquanto é em si, esforça-se por perseverar no seu ser." (E III, p6)
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Assim, para Spinoza as concepções de bem e mal são relativas, pois que ele vincula o bem à utilidade (o que é útil para um, pode não ser para outro), àquilo que não é prejudicial ao homem. Aquilo que é mau, é o que vai contra a sua natureza, o que lhe traz prejuízo, e não é útil à sua conservação.
realizada por Espinosa e citada por Deleuze em sua obra “Espinosa e o problema da expressão” (1968). Pergunta respondida por Espinosa da seguinte forma: “A estrutura de um corpo é a composição da sua relação. O que pode um corpo é a natureza e os limites do seu poder de ser afetado”.
O corpo é um problema central na filosofia de Nietzsche, ele permite contrapor-se à tradição filosófica que valoriza apenas a alma e o metafísico. Por isso, nas mãos do pensador alemão, este conceito funciona como arma filosófica para nos lembrar que somos deste mundo, e apenas deste.
O corpo se esforça para tornar-se mais forte, mais apto a regenerar suas partes, de acordo com sua capacidade de transformação e relação plural com o mundo externo. A pele é limite que separa o homem do mundo que o cerca, mas vivemos desta troca com o mundo ao nosso redor.
Significado de Desejo
substantivo masculino Aspiração; vontade de ter ou obter algo: desejo de perdão. Objetivo ou propósito: um trabalho decente é o seu desejo. Cobiça; excesso de vontade por bens, posses: o desejo de poder. Impulso pelo prazer através de relações sexuais: desejo sexual.
Do latim desidĭum, o desejo é a ação e o efeito de desejar (aspirar a, sentir apetência, ter vontade de, querer). O conceito permite fazer referência ao movimento afetivo ou ao impulso para com algo que se apetece.
Já desejo, também no dicionário, é definido como anseio ou carência consciente ou inconsciente, querer, vontade. Ou seja, desejo tem muito mais a ver com o que queremos ter do que com aquilo que de fato precisamos ter.
Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.
Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.
Um corpo consciente melhora o seu condicionamento físico, deixando as articulações lubrificadas, os músculos fortalecidos e, de quebra, uma boa relação com o ambiente.
Nietzsche considera que o corpo é o fio condutor para a análise das questões filosóficas. A filosofia nietzschiana concebe o corpo como relação de forças em conflito e não separa corpo e alma. Para o filósofo, o erro da filosofia tradicional foi a exclusão do corpo.
Segundo Nietzsche, o eu é feito pelo corpo, no sentido de que é a partir de uma afecção originária, de um ser tomado e perpassado por uma dada possibilidade de poder vir a ser, que o homem pode vir a se constituir como um determinado eu particular.
O corpo é movido por intenções provenientes da mente, essas intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo. A esta capacidade de o indivíduo sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação chamamos de corporeidade (OLIVIER, 1995).
A virtude em Espinosa pode ser entendida como força, como a perseverança do ser, a expansão do conatus, a potência de agir. A virtude assim determinará a teoria dos afetos, é o desejo que se segue das ideias adequadas, sendo alcançada pelo uso da razão.
Como tratar: para diminuir os tremores e outras reações derivadas da ansiedade, é necessário se acalmar, o que pode ser feito com respirações profundas, uma meditação ou se afastando da situação estressante.
Relaxando para parar de tremer. Respire profundamente. O excesso de adrenalina pode fazer o corpo tremer, e os tremores provavelmente serão mais perceptíveis nas mãos e nos pés. Caso você ache que está tremendo devido a nervosismo ou medo, a melhor coisa a fazer é respirar profundamente.
Os tremores são sintomas muito comuns e as causas podem ser bastante variadas. O tremor nas mãos não é considerado uma ameaça à vida, mas pode dificultar as tarefas diárias. Também pode ser um sinal de alerta precoce de algumas condições neurológicas e degenerativas.
Epicuro observou e distinguiu os desejos humanos em três categorias: 1) desejos naturais e necessários, 2) desejos naturais, mas não-necessários, e 3) desejos não-naturais e não necessários. No primeiro grupo ele classificou os desejos ligados à conservação da vida do indivíduo.
Para Freud, o desejo é um movimento em direção à marca psíquica deixada pela vivência de satisfação primeira que acalmou uma necessidade, como a fome, no bebê. Através dessa inscrição mnêmica poderá então a criança reeditar a satisfação de forma alucinatória, nessa pouco duradoura autonomia que a alucinação fornece.
Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Por exemplo: a alimentação é indispensável para a vida e independe da nossa vontade. Logo, alimentação é uma necessidade. Agora, querer se alimentar em um restaurante de luxo desfrutando de pratos finos, isso é um desejo.
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