O DDT (sigla de diclorodifeniltricloroetano) é o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado durante e após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores de doenças como malária e dengue.
Dicloro-Difenil-Tricloroetano, mais conhecido como DDT. Este composto se tornou mundialmente conhecido por sua propriedade inseticida. ... O DDT foi útil para eliminar insetos e combater as doenças emitidas por estes durante a guerra: Malária, Tifo e Febre amarela.
Altamente tóxico, o inseticida DDT é sintetizado pela reação entre o cloral e o cloro benzeno. Já o ácido sulfúrico funciona como catalisador.
C14H9Cl5
DDT/Fórmula
Inicialmente, o DDT foi empregue para controlar doenças transmitidas por insectos, como a malária e o tifo, entre as tropas aliadas e também em populações civis. ... Foi muito utilizado para acabar com a doença no Sul dos Estados Unidos, até ao princípio dos anos 1950.
Inicialmente o DDT afeta o sistema respiratório e a pele, mas em altas doses pode afetar o nervoso periférico e causar intoxicação no fígado e nos rins.
Inicialmente o DDT afeta o sistema respiratório e a pele, mas em altas doses pode afetar o nervoso periférico e causar intoxicação no fígado e nos rins.
“Nos últimos anos, a produção e o uso de DDT diminuiu bastante, mas ainda tem países que necessitam do inseticida para combater os vetores de doenças, principalmente de malária. São alguns países da África e a Índia que atualmente o único país produtor de DDT.
C14H9Cl5 DDT/Fórmula
Representação tridimensional da molécula de DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano). É um organoclorado e foi o primeiro pesticida moderno tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate dos mosquitos causadores da malária e do tifo.
O uso do DDT foi proibido por volta dos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo, dentre os malefícios causados por ele está o enfraquecimento das cascas de ovos das aves, envenenamento de alimentos como carnes e peixes.
No Brasil, só em 2009 o DDT teve sua fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque, comercialização e uso proibidos pela Lei nº. 11.936 de . Como o DDT é facilmente transportado pelo ar e pela chuva, pode ser encontrado em lagos, por exemplo, mas quase sempre em níveis aceitáveis.
De acordo com Carson, o DDT poderia ocasionar câncer em seres humanos e interferia com a vida animal, causando, por exemplo, o aumento de mortalidade entre os pássaros.
O acúmulo de DDT na cadeia alimentar causa uma mortalidade maior do que o habitual nos predadores naturais das pragas, tornando questionável a utilidade do inseticida a longo prazo, uma vez que pode levar ao descontrole dos insetos. Além disso, o acúmulo da substância em peixes pode contaminar os seres humanos. Referências
Como se comunicar com uma pessoa com traqueostomia?
Quais os quatro temas que fundamentam o ensino religioso?
Como se comunicar através de gestos?
O que fazer pra esperar o marido chegar do trabalho?
O que pode ser feito com cheque prescrito?
Como receber apólice de seguro de vida?
Como fazer uma ordem de pagamento pelo Itaú?
Como resgatar o dinheiro do consórcio Rodobens?
Quando haverá o acréscimo de 25% no valor da aposentadoria por incapacidade permanente?
Onde receber o vale gás em Fortaleza?
Qual é o dia do pagamento do Mais infância?
O que pode causar danos morais?
Como receber o cartão da Conta Fácil do Banco do Brasil?
O que fazer para o retorno dos professores?