Um rio é um curso natural de água que nasce numa área montanhosa e deságua no mar, em um lago ou em outro rio (afluente). ... Caudal - quantidade de água que passa por uma determinada secção do rio.
Em hidrologia, o caudal consiste na quantidade de água que atravessa por segundo uma secção transversal de um curso de água, em regra expresso em metro cúbico por segundo (m3/s). O nível de escoamento estabelece uma relação entre a vazão e a região de aproveitamento. ...
Leito: é o espaço ocupado pelas águas, isto é, é o caminho que o rio percorre; ... Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
volume do escoamento anual médio …. sobre a sucessão cronológica dos caudais médios diários, possibilitam uma caraterização sintética do regime hidrológico diário.
Podemos dividir o percurso de um rio da nascente até a foz em três secções que podem ser comparadas com as três fases da vida humana: - o curso superior, ou alto curso, equipara-se à juventude; - o curso médio equivale à maturidade; - o curso inferior, à velhice.
23 curiosidades que você vai gostar
Curso superior
Porção inicial do rio, com grandes declives.
Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d água, que se reúnem para formar um novo rio; Talvegue: é a parte mais profunda do leito do rio; Meandro: curva do curso d água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Significado de Caudal
substantivo masculino A torrente das águas. Qualquer fato repetido, ou intenso, como o caudal.
Leito de estiagem ou Leito menor - corresponde à zona ocupada por uma quantidade menor de água, como acontece, por exemplo, durante a época de estiagem.
De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, o rio Tietê, desde sua nascente até a sua foz, tem um comprimento de 1.136 quilômetros, passando por 62 cidades paulistas até desembocar no Rio Paraná, na fronteira com Mato Grosso do Sul.
As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d água local; pode ser Page 2 2 perenes – de fluxo contínuo, temporárias – de fluxo apenas na estação chuvosa e efêmeras – surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas.
Como medir o caudal em rios e ribeiras?
A profundidade pode ser medida com recurso a uma haste, quando a corrente e a profundidade do rio permitem a entrada do operador na água.
Quando o operador não consegue efetuar a medição manualmente, devem recorrer-se a outros equipamentos para leitura em profundidade.
Por definição, o caudal volumétrico é dado pela expressão: Q = AV At =@ ! v @cos(θ)A . Figura 1 Representação das linhas de corrente de um fluido laminar a atravessar uma secção recta de área A.
“Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d água (regatos, ribeirões e rios).
Término da vida de maneira abrupta, inesperada e imprevista.
2.2.1 Leito hospitalar de internação
É a cama numerada e identificada destinada à internação de um paciente dentro de um hospital, localizada em um quarto ou enfermaria, que se constitui no endereço exclusivo de um paciente durante sua estadia no hospital e que está vinculada a uma unidade de internação ou serviço.
É a zona temporariamente coberta pelas águas quando ocorrem cheias extraordinárias, inundações ou tempestades.
caudalcaudal | adj.
...
caudal
Relativo à cauda.
Da cauda.
Torrencial.
Caudaloso.
Torrente, cachoeira.
Volume da corrente.
Que se efectua da cabeça para os pés (ex.: a icterícia tem uma progressao cefalocaudal; exame cefalocaudal).
1. Mau uso ou uso excessivo.
Nascente é o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante.
Elementos de uma bacia hidrográfica
Os rios de planalto possuem como qualidade fundamental o seu elevado potencial hidrelétrico. Da mesma forma, quando atravessa uma área com poucos desníveis, geralmente formando meandros, é chamado de rio de planície.
Afluente: é o curso d água que deságua em um rio principal ou em um lago.
Tipos de rios
Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem. ...
Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia.
O que é a suspensão do crédito tributário?
O que é melhor para substituir o açúcar?
Quem é a autoridade superior na licitação?
Quanta tinta tem em uma caneta?
O que fazer para tirar água do pulmão?
Qual a diferença entre barranco e talude?
Quais são os subgrupos do Ativo circulante?
Qual é a forma de energia mais utilizada pela população mundial?
Qual é a lei do cuidador de idoso?
O que significa sonhar com fila de pessoas?
Como usar bicarbonato para micose?
Qual a medida de uma caixa de gordura?
O que é progressão é reclassificação?
O que acontece depois da perícia médica judicial?