O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.
O calor latente mede a quantidade de calor, por unidade de massa, necessária para que ocorra alguma mudança de estado físico do corpo, por isso, a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional (SI), é o Joule por quilograma (J/kg).
Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Depois que foi estabelecido que calor é uma forma de energia, passou-se a usar o joule (J) para medir o calor, no Sistema Internacional de Unidades. Que é a definição de caloria hoje em dia, não dependendo mais da água.
Calor Sensível (c) é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura. ... Calor Latente (L) é a quantidade de calor que, ao ser fornecida ou retirada de um corpo, não altera sua temperatura, mas causa mudança em seu estado de agregação.
Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.
O Calor Latente Calor latente é o quanto de energia térmica que um corpo absorve ou cede enquanto muda de seu estado físico. ... No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. ... Essa quantidade de calor fornecida ou retirada de um corpo pode mudar o estado de agregação das moléculas do elemento, tornando viável a transformação de um estado físico.
No Sistema Internacional (SI), o calor latente é medido em J/Kg (Joule por quilograma), entretanto, pode ser medido em cal/g (caloria por grama). Ele é calculado pela seguinte fórmula: Q = m.
São exemplos de trocas de calor latente no geral, a evaporação da água a 100ºC, posto que, enquanto toda ela não evapora, a temperatura é a mesma. Também podemos citar a calefação, que é quando a água entra em contato com superfície muito quente e evapora-se de uma vez.
Obs: Diferente do calor latente, o calor específico considera a variação de temperatura (temperatura final menos a temperatura inicial) que ocorre no corpo. Além do calor específico, o calor sensível também provoca mudanças de temperatura. É uma grandeza diferente do calor latente, pois modifica a temperatura e não a mudança de estado.
Nas condições normais de temperatura e pressão, o calor latente da água, para suas diferentes mudanças de estado físico, é mostrado na tabela abaixo: De acordo com a tabela mostrada acima, são necessárias 80 calorias para congelarmos 1 grama de água que se encontre na temperatura de fusão (0 ºC).
Como amenizar o melasma do rosto?
Como tirar meu CPF de outros celulares?
Como lidar com pessoas que gostam de se vitimizar?
Como tirar mancha de café toalha de mesa?
Qual a melhor medida a ser tomada se uma colónia de morcegos habitar o sótão de uma casa?
Qual o melhor produto para tirar mancha de porcelanato?
O que é um perfil de conformidade?
Como tirar mensagem de ativação do Windows 7 Ultimate?
Como tirar mancha de suco de limão da roupa?
Como podemos ajudar uma pessoa com deficiência auditiva?
Como tirar mancha de tomate de tapete?
Como tirar um membro da família no auxílio emergencial?
Como limpar tijoleira manchada?
Como tirar mancha de queimado de pia?