O ato de ensinar, em síntese, implica êxito, que nada mais é que a própria aprendizagem. Ensinar é um tipo de atividade que não se resolve com o emprego de técnicas e regras consideradas como neutras. Para garantir o seu êxito, deve haver aprendizagem.
Nos artigos anteriores, desenvolvemos o conceito de capacidades táticas e dos principais fatores e ciências pertinentes ao processo de desenvolvimento das mesmas. Ou seja: precisa conhecer o processo de ensino-aprendizagem. ...
O ensino é a ação e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Saberes necessários ao ensino, portanto, não podem ser dissociados em teóricos e práticos. E são os professores que constroem esses saberes quando investigam intencionalmente suas próprias práticas, à luz tanto dos saberes científicos/acadêmicos como daqueles que emergem do cotidiano da sala de aula da escola básica.
E, daqui pode-se continuar para a compreensão do que está envolvido no fato em A ensinar X a B. Esta dependência lógica entre ensinar e aprender, e entre o aprender e a natureza dos resultados para os quais uma pessoa se dirige não é, mais uma vez, uma mera questão acadêmica.
Na realidade da sala de aula, pode ocorrer a compreensão ou não do conteúdo pretendido, a adesão ou não a formas de pensamento mais evoluídas, a mobilização ou não para outras ações de estudo e de aprendizagem. Isso porque ensinar e aprender é um exercício dialógico que depende de todos os envolvidos.
O significado etimológico do verbo “ensinar” (do latim popular insignare) é indicar. Fazer sinal ( signum facere) ou apontar numa direção. Ensinar é, tecnicamente falando, uma atividade polimorfa. O que, literalmente, significa que pode tomar várias formas diferentes.
Uma ótima maneira de ensinar inglês é encorajando os iniciantes a praticarem e a usarem frases comuns. Elas são importantes, já que seus alunos não entenderão o significado de muitas delas se ficarem dependendo apenas do sentido literal das palavras.
Como limpar airfryer por dentro Philco?
Como usar óleo de rícino para crescer?
Como tirar o encardido das Havaianas?
Como limitar um cálculo no Excel?
O que é enviando dados para o spool?
Como limitar o número de caracteres numa célula do Excel?
Quanto custa tirar habilitação na Bahia?
Como ligar um motor de passo Arduino?
Como fazer um tapete com rolhas de cortiça?
Como ligar duas fitas de LED em paralelo?
Qual broca usar para furar telha esmaltada?
Quanto é possível ganhar de massa muscular em um mês?
Como se credenciar na Polícia Federal?
Quem tem direito a 20% de insalubridade?