Advogados associados são profissionais que atuam em escritórios de advocacia, mas não são nem empregados, nem sócios. ... A diferença é que advogados associados têm direito à participação nos resultados do escritório.
O advogado é trabalhador intelectual, que, segundo Alice Monteiro de Barros (2005), “são aqueles cuja atividade pressupõe uma cultura científica ou artística”. Podem exercer suas atividades de forma autônoma ou subordinada, com a aplicação das garantias previstas na CLT.
Advogados associados são profissionais que atuam em escritórios de advocacia, mas não são nem empregados, nem sócios. O processo de contratação se assemelha ao de profissionais autônomos. A diferença é que advogados associados têm direito à participação nos resultados do escritório.
Os advogados associados SP trabalham juntos e dividem as responsabilidades, discutem as causas, dividem os custos que um o escritório possui e também dividem todo o resultado financeiro.
A figura do advogado associado foi criada em 1994 pelo Conselho Federal da OAB com o objetivo de flexibilizar a contratação de profissionais prestadores de serviços. O associado não é empregado nem sócio do escritório de advocacia para o qual trabalha, ou seja, não há vínculo empregatício. Como os pesados encargos trabalhistas muitas vezes ...
Dessa forma, apresentarei 6 vantagens e 6 desvantagens de ser um advogado associado, segundo a minha opinião. Ressalto que trata-se do meu ponto de vista, não sendo uma regra para os profissionais.