Número atómico ou número atômico é um termo usado na física e na química, para designar o número de protões ou prótons, encontrados no núcleo de um átomo. Num átomo com carga neutra, o número de elétrons é idêntico ao número atômico, ou seja, o número atómico e a identidade do átomo são iguais.
O número atômico (Z) equivale à quantidade de prótons – partícula subatômica com carga elétrica positiva – presente no núcleo do átomo de cada elemento químico. Esse numeral costuma aparecer do lado esquerdo do símbolo do elemento, subscrito no canto inferior.
O número de massa é a soma dos prótons com os nêutrons. Um elemento químico é caracterizado como sendo formado por um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. O número atômico é simbolizado pela letra Z e corresponde à quantidade de cargas positivas - prótons (P) - existentes no núcleo dos átomos.
O número de massa (A) determina a quantidade de partículas presentes no núcleo de um átomo, pois é a soma do número de prótons (p) mais os de nêutrons (n). Como os elétrons apresentam massa desprezível, isto é, 1836 vezes menor que a dos núcleons (prótons e nêutrons), neste tipo de cálculo não é levada em consideração.
O que é número de massa?
Número de massa (representado pela letra A maiúscula) é a denominação utilizada para determinar a quantidade prótons e nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo qualquer (representado pela sigla X).
A = p + n.
p = A - n.
n = A – p.
17 curiosidades que você vai gostar
Características do número de massa
A partir dos números de massa, que indicam a quantidade de prótons e nêutrons de átomo do elemento químico, foi determinada a fórmula geral: A = p + n, para calcular o valor das partículas atômicas.
Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo. ... Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, porém a menor parte é um átomo só.
O número atómico, cujo símbolo é Z, representa o número de protões existentes no núcleo de um átomo. O número atómico coincide com o número de ordem do elemento químico na Tabela Periódica dos elementos e com a carga elétrica do núcleo em questão. ...
O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.
Átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons. ... No entanto, os átomos que compõem um mesmo elemento químico podem ter algumas características e propriedades físicas diferentes. Por outro lado, átomos de elementos químicos diferentes podem ter semelhanças entre si.
“Um átomo de ferro (Z= 26) possui número de massa igual a 56.
Isótonos, Isóbaros e Isoeletrônicos
* Isótonos: Átomos que possuem o mesmo número de nêutrons, mas diferentes números atômicos (Z) e de massa (A).
* Isóbaros: Átomos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z).
* Isoeletrônicos: Átomos ou íons que possuem o mesmo número de elétrons.
Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo. Exemplo, o núcleo de um átomo de sódio contem 11 prótons e 12 neutrons, portanto, o seu número de massa é 23.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. Por exemplo: Magnésio (Mg) Z=12 (Z=p) 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). ... O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento.
Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior ...
Um elemento químico é identificado como o conjunto formado por átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z).
Número Atômico e Número de Massa
Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n.
Número de nêutrons: n = A - Z.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem;
2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo;
3o: dividir a somatória encontrada por 100.
Para calcular a concentração em quantidade de matéria de íons em solução, basta escrever a equação iônica e relacionar a proporção estequiométrica com a concentração da solução.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
O que acontece se comer o espinho do pequi?
Como fazer Debug no Android Studio?
Como tirar excesso de creme do couro cabeludo?
Como ativar assinatura eletrônica BB?
Como usar corta comprimido Incoterm?
Como usar comparativo de igualdade inglês?
Como abrir o controle remoto do ar condicionado Electrolux?
Como funciona o cortador de grama manual?
Como instalar impressora HP 1022?
Como utilizar as facas para queijo?
Como usar o cone hindu no ouvido?
Como usar o corretivo de maquiagem?