Pela definição oficial brasileira, uma nota fiscal eletrônica é "um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes".
NF-e ou NFe significa Nota Fiscal Eletrônica. A NFe é o documento oficial que comprova a realização de uma transação comercial entre empresas jurídicas e pessoas físicas e também de uma empresa (pessoa jurídica) com outra. Portanto ela deve ser emitida sempre que uma empresa comercializar algum tipo de produto.
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento importante que serve para registrar a venda de mercadorias e a prestação de serviços, além de ser indispensável para manter o negócio funcionando conforme a lei. Várias empresas são obrigadas a emitir esse documento fiscal.
A Nota Fiscal (NF) é um documento oficial que registra as vendas da sua empresa. Sempre que você recebe algum pagamento, é preciso que você emita uma NF para o seu cliente. ... Nesse caso, a sua empresa ainda não fica isenta de registrar a venda, mas a NF deverá ser emitida sem essas as informações.
O que é a Nota Fiscal eletrônica (NFe)?
Ela é que registra e valida toda a operação comercial, mostrando quando e onde a venda foi realizada. Também é importante saber que uma nota só possui validade fiscal depois de ser assinada digitalmente pelo emitente e autorizada pelo Fisco.
20 curiosidades que você vai gostar
Quais são os tipos de nota fiscal eletrônica?
NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias) ...
CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico. ...
NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços) ...
NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) ...
Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) ...
Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e)
Para emitir a NF-e e outros documentos você precisa de um Certificado Digital. Certificado Digital é um documento de autenticação de validade jurídica e fiscal. Com ele, é possível emitir Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e Nota Fiscal do Consumidor.
Nota Fiscal de Venda de Produto
A nota fiscal eletrônica de venda de produtos (NF-e) registra a operação de faturamento/venda de produtos de sua empresa. Por esse motivo, a NF-e está relacionada à cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O que é Nota Fiscal eletrônica e para que serve? A NF-e, Nota Fiscal eletrônica, é um documento de cunho fiscal obrigatório e tem como objetivo regularizar e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor, por exemplo.
A resposta é simples: para regularizar todos os tributos ao Fisco, além de manter a credibilidade do seu negócio. Em outras palavras, esse documento certifica que as mercadorias são legalizadas e registradas. Então, a emissão da nota fiscal é uma vantagem tanto para o consumidor quanto para o empresário.
Por regra a Nota Fiscal de produto deve ser emitida e disponibilizada para o consumidor a partir do ato da compra até a chegada da mercadoria para o mesmo. ... No caso de Serviços a NF deve ser emitida na contraprestação do mesmo, enviada para o consumidor ou entregue em mãos.
Se você precisa emitir a NF-e, deverá realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). Agora, se precisa emitir NFS-e, deverá fazer o cadastro na Prefeitura do seu município. Geralmente, o cadastro pode ser feito online e são exigidos documentos como contrato social da empresa e CPF/RG do responsável.
Diferentemente do MEI, as micro, pequenas e médias empresas devem emitir obrigatoriamente nota fiscal tanto nas vendas e outras operações de entrada e saída, quanto na prestação de serviços. Essa é apenas uma forma de classificar o porte de uma empresa, sendo ela por faturamento ou número de funcionários.
Código de Situação da Operação do Simples Nacional – Numeração criada para definir a tributação a ser utilizada nos documentos fiscais emitidos pelas empresas optantes pelo Simples Nacional.
Para receber as Notas Fiscais eletrônicas dos pagamentos que você realizar ao Mercado Livre, basta nos enviar os seus dados completos, incluindo o número do CPF ou CNPJ e se a empresa possui Inscrição Estadual ou Municipal. ... Vale lembrar que a NF-e é referente a todos os serviços prestados durante o mês.
- Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos; - Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias; - Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas; - Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica.
Você gera e é enviada diretamente para a Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ). Para ser um emissor de nota fiscal de produtos é preciso possuir CNPJ, Inscrição Estadual, ser credenciado no SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu Estado e habilitado como emissor de notas fiscais eletrônicas no GestãoPro.
Se você tem uma empresa de comércio, terá que realizar o cadastramento na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do seu estado para emitir notas fiscais. Esse procedimento varia de acordo com cada localidade e, por isso, é indicado procurar um contador para ajudar você com a legislação local.
A nota fiscal de compra, também chamada de nota fiscal de entrada, deve ser emitida sempre que algum serviço, insumos ou matérias primas venham a ser adquiridos pela empresa de um ou mais fornecedores específicos. Em suma, ela é necessária sempre que houver movimentações em seu estoque.
COMO EMITIR? A emissão de nota fiscal de entrada pode acontecer de duas maneiras: importação ou emissão. A importação se dá quando a empresa que vendeu a mercadoria para o seu negócio (ou seja, a fornecedora), emite a nota fiscal. Para isso, basta importar o arquivo XML da nota fiscal emitida pela empresa.
Conheça os 7 principais tipos de notas fiscais
NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias)
CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)
NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)
NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica)
CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico)
MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos)
Dados da NF-e. Sequência numérica que indica a qual série a nota fiscal em questão se refere, de 001 a 999, sendo que o intervalo de 890 a 899 é exclusivo para emissão de NF-e avulsa e, de 900 a 999, para emissão em contingência.
Todo empreendedor deve emitir a nota fiscal ao fazer qualquer operação negocial. A obrigação vale para os microempreendedores individuais (MEIs), para o microempreendedor (ME) e para as empresas de pequeno porte (EPPs).
Acesse o site do FREENFe e emita sua nota fiscal grátis.
Realizar o cadastro no site da Sefaz. Reunir todos os documentos necessários. Pessoas físicas podem emitir nota fiscal, com: CPF, RG e comprovante de residência. Pessoas jurídicas precisam do CNPJ, Identidade do Titular e Cadastro Fiscal.