Ágar – substância em gel colocada na placa de Petri que suporta e propicia o crescimento dos microrganismos.
O processo de crescimento é dependente de reações químicas que são alteradas pela temperatura. Os microrganismos sempre se desenvolvem em uma faixa de temperatura, que compreende desde uma temperatura mínima para início, uma temperatura ótima e uma temperatura máxima.
III. O meio deve ser estéril – isto é, deve inicialmente não conter microrganismos vivos –, dessa forma a cultura conterá somente os microrganismos (e sua descendência) que foram introduzidos.
Quando usado pela primeira vez, o meio de cultura deve ser estéril, o que significa que nenhuma forma de vida está presente antes da inoculação com o microrganismo. Uma das maneiras de se classificar os meios de cultura baseia-se no conhecimento de sua exata constituição.
Os meios sólidos são preparados adicionando-se ágar ao meio líquido e posterior colocação em tubos de ensaio ou placas de Petri, onde o meio se solidifica. As bactérias crescem na superfície do meio sólido. O ágar é um polissacarídio complexo obtido de alga marinha vermelha.
Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.
Crescimento dos Microrganismos. A temperatura é um dos principais fatores que afetam o crescimento dos microrganismos, estimulando seu crescimento, inibindo-o ou até mesmo matando-os. Para cada microrganismo existem temperaturas mínima, máxima e ótima.
CULTURA DE MICRORGANISMOS - MEIOS DE CULTURA Conhecer as características gerais dos meios de cultura relativamente a composição. Conhecer as condições de incubação dos meios de cultura. Compreender a grande diversidade de necessidades nutricionais e ambientais entre os microrganismos. Compreender a utilidade do exame cultural.
Assim como em laboratórios de engenharia genética e industriais, nos quais são amplamente utilizados como coadjuvantes na produção de alimentos e bebidas. A maior parte dos estudos envolvendo microrganismos depende de sua capacidade de desenvolvimento in vitro e isto só é possível criando um ambiente adequado para seu crescimento.
Pelo fato de a cultura em laboratório ser requerida para o estudo detalhado de qualquer microrganismo, é necessária atenção criteriosa na seleção e no preparo dos meios para que o cultivo seja bem-sucedido. Deve-se verificar também a quantidade de água suficiente, pH adequado e a presença ou não de oxigênio.
Transporte de diversos materiais e consequente conservação dos microrganismos. Conservação de microrganismos patogênicos como: Haemophilus spp., Pneumococcus, Salmonella spp., Shigella spp. entre outros. O Nutriente ágar é um meio relativamente simples, de fácil preparação e muito usado nos procedimentos do laboratório de microbiologia.