Esta parte da ABNT NBR 14725 define os termos empregados no sistema de classificação de perigo de produtos químicos, na rotulagem de produtos químicos perigosos e na ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ).
A ABNT NBR 14725 constitui parte do esforço para a aplicação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informação de segurança de produtos químicos perigosos.
NBR é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. É um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações. Uma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para a classe de Perigo Lesões oculares graves/irritação ocular, as alterações mais significativas na tabela foram a exclusão da primeira linha “Categoria 1 ocular ou cutânea”; a substituição de “Categoria 2/2A ocular” por “Categoria 2 (ocular)”; e a inclusão das notas explicativas a e b no final da tabela.
a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.
27 curiosidades que você vai gostar
Por isso, a legislação brasileira determina que os rótulos dos produtos químicos devem conter informações específicas, como identificação do produto, telefone de emergência do fornecedor, composição química, frases de precaução, palavras de advertência, entre outras.
Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.
No dia 14/11, a ABNT disponibilizou a última atualização da NBR 6023:2018, que estabelece as regras para elaboração de referências em trabalhos acadêmicos. A Biblioteca está atualizando os manuais e templates, a divulgação está prevista para 2019/1.
Classificação do produto químico: Perigo por aspiração – categoria 1 Toxicidade aguda – Oral – Categoria 5 Corrosivo/irritante para a pele – categoria 2 Líquido inflamável - categoria 3 Toxicidade sistêmica ao órgão alvo após única exposição – Categoria 1 e 3 Prejuízo sério aos olhos/irritação aos olhos – Categoria 2ª ...
Qual o tempo de duração de um flagrante?
Como utilizar o Hotmart pocket?
Como funciona uma usina maremotriz Brainly?
Quando usar o IT no final da frase?
Como funciona a igreja em células?
O que caracteriza a anemia ferropriva?
Como funciona o sistema de alarme residencial?
Como funciona a ação coletiva?
Como funciona a escala em desenho técnico?
Como as agências de viagem lucram?
Como trabalhar as energias espirituais?
Qual álcool usar para lareira ecológica?