Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa. O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando forma a identidade nacional.
O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação. Uma das formas pelas quais o nacionalismo se expressa é por meio do patriotismo, que envolve a utilização dos símbolos nacionais, da bandeira, de cantar o hino nacional, etc.
O nacionalismo surgiu no século XVIII, após a Revolução Francesa, quando Napoleão Bonaparte conquistou metade da Europa em meio as afirmações dos estados-nações. O movimento surgiu sob a influência das monarquias absolutas, como uma necessidade de fortalecer as ideias individuais do país.
O nacionalismo se configura como uma exaltação de tudo aquilo que é próprio da nação. Deste modo, o Romantismo que já carregava na Europa um certo ufanismo (orgulho exacerbado pelo país em que nasceu; patriotismo excessivo) aqui no Brasil ganhou uma faceta mais aprofundada devido a construção de uma nova nação.
Como movimento, o nacionalismo tende a promover os interesses de uma nação em particular (como num grupo de pessoas), especialmente com o objetivo de ganhar e manter a soberania da nação (autogovernação) sobre a sua pátria para criar um Estado-nação.
29 curiosidades que você vai gostar
O nacionalismo brasileiro é um movimento que valoriza o Brasil, a sua cultura, a sua diversidade e o seu povo. Muitos consideram que a maioria do povo brasileiro não é nacionalista, ou só demonstra amor pela nação na altura de grandes competições esportivas como a Copa do Mundo.
Ser patriota é sentir-se vinculado à comunidade cultural, linguística, histórica e territorial identificada como Pátria. Já o nacionalista se entende como portador de um destino não realizado, seja ele qual for, independência, desenvolvimento, poder ou autonomia.
Chamamos de Indianismo a corrente romântica de valorização do índio que se viu na literatura brasileira. A presença do índio como herói é vista desde a literatura colonial, mas foi no Romantismo que essa concepção se sobressaiu e marcou a nacionalidade brasileira.
O nacionalismo romântico (também chamado de nacionalismo orgânico ou nacionalismo da identidade) é uma forma de nacionalismo na qual o Estado deriva sua legitimidade política como consequência orgânica da unidade dos indivíduos que este governa.
O que é preciso para trabalhar no UPA?
É possível passar no vestibular sem fazer cursinho?
Como é representado o conjunto dos números inteiros?
Como estudar para o vestibular de Medicina sozinho?
Como recuperar o WhatsApp com o chip bloqueado?
Quais as principais semelhanças e diferenças entre o futsal E o futebol?
Como tirar mancha de óleo de cozinha da roupa já lavada?
Como usar a palavra tais como?
Como botar camarão para secar?
Quantos anos os homens da caverna viveu?
Como tampar o cano da torneira?
Quem tem direito à licença maternidade de 180 dias?
Como é chamado o gol no Rugby?
Como se faz tabulação de dados?
Para que os rios são utilizados pelas pessoas?
O que é preciso para trabalhar no Banco Sicoob?
Como tapar um furo de uma panela de alumínio?