mímesis, “imitação” (imitatio, em latim), designa a acção ou faculdade de imitar; cópia, reprodução ou representação da natureza, o que constitui, na filosofia aristotélica, o fundamento de toda a arte.
Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.
Em oposição ao seu mestre Platão, Aristóteles vê a imitação (mímesis) de modo positivo. Para ele, trata-se de um processo que é compartilhado tanto pela natureza, como pela arte; é dessa forma que interpretamos a famosa afirmação de que “a arte imita a natureza”.
Mimese/mímese (/mimése/ em Português europeu) significa imitação e é outro conceito importado da poética grega (em latim, o termo foi transposto para imitatio ) e que, mais tarde, no Renascimento, foi também estendido às artes plásticas.
Correlacionadas, mimese e emulação teriam a mesma finalidade, complementando-se uma à outra. As ideias de imitatio e aemulatio estariam ligadas em um complexo procedimento criativo, definido pela profundidade do entendimento do objeto de imitação e emulação pelo imitador e por sua capacidade de torná-lo seu.
16 curiosidades que você vai gostar
Poética de Aristóteles tem importância capital na história do pensamento humano e da crítica literária. O termo mimese é constantemente utilizado para designar o processo estético de composição do mito que não é cópia ou reprodução de acontecimentos ou coisas pré-determinadas.
Imitação (mimesis): os poetas árcades imitam a erudição e o conhecimento dos autores clássicos; desse modo, demonstram uma preocupação ligada ao formalismo literário. ... Bucolismo: principal característica do Arcadismo, busca da paz e da tranquilidade do campo.
Mimese, mímesis ou mimésis (em grego: μίμησις, mímesis), é um termo crítico e filosófico que abarca uma variedade de significados, incluindo a imitação, representação, mímica, imitatio, a receptividade, o ato de se assemelhar, o ato de expressão e a apresentação do eu.
Arte é mímesis do universal
Aristóteles parte do mesmo ponto de Platão. Ele aceita que a arte é imitação, o que em grego se chama mímesis. Mas não é uma imitação qualquer.
Para ele, a música também produz uma catarse. No entanto, o conceito aristotélico de catarse apresenta alguma novidade, que o faz diferente do dos seus precedentes. A arte havia sido censurada fortemente por Platão, porque é imitação de coisas fenomênicas, isto é, mimese.
1. Figura de retórica em que o orador imita o gesto ou a voz de outrem.
Para Platão, a poesia épica é vista negativamente por se encontrar a três graus de distância do verdadeiro, se caracterizando enquanto mímesis dos fenômenos sensíveis, ao passo que os fenômenos já são considerados mímesis das ideias eternas.
A mimesis corresponderia a uma especial atividade do imaginário sobre o real, que, além de proporcionar prazer, também produz saber. Diz Aristóteles: “[…] é mister ater-se sempre à necessidade e à verossimilhança, de modo que a personagem, em suas palavras e ações, esteja em conformidade com o necessário e verossímil”.
A idéia da arte como mimesis implica uma cópia da natureza, real ou ideal, e a expressão evoca sentimentos ou produção imaginária de idéia.
A palavra mimesis é grega e é traduzida por imitação. Esta é uma das mais antigas teorias relacionadas com a arte. Foi aceite por todos e chegou a ser inquestionável pois a arte era considerada uma espécie de espelho que refletia a imagem da Natureza, fixando-a numa forma artística.
São tradicionalmente conhecidas como "artes da imitação" a pintura e a escultura, nas quais se procura reproduzir os objetos na sua natureza própria, num meio artificial e de forma incompleta.
Significa purificação em diferentes contextos
Essa expressão é originária da cultura ocidental e utilizada em diferentes contextos, dentre eles: filosofia, psicologia, educação e religião, por exemplo. Esse termo foi desenvolvido pelo filósofo Aristóteles na obra “Poética”, durante a Grécia Antiga.
Para o primeiro, a catarse é a dissociação entre o melhor e o pior, onde o que é melhor é mantido e o que é pior, rejeitado. Desse modo, Platão aborda a catarse de duas maneiras, ligadas uma a outra: uma designando a libertação do ser humano em relação aos prazeres e a outra a libertação da alma em relação ao corpo.
O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil.
substantivo feminino Retórica Figura que se baseia no emprego do discurso direto e essencialmente na imitação do gesto, voz e palavras de outrem.
A mimese é a imitação ou representação de algo. Em sua origem, era o ato de representar uma pessoa através dos gestos e falas, porém, essa pessoa também poderia ser uma coisa, uma ideia, um deus, um herói, etc.
Significa "imitação". Arte como mimeses e representação. As mais antigas interpretações da arte foram desenvolvidas na Grécia Antiga, a partir das ideias do filósofo grego Platão, nascido em Atenas (427 a 347 a.C.) e têm por definição que arte é mimeses (imitação).
Uso de pseudônimos
Os autores árcades adotavam nomes falsos para assinar as suas obras. Porém, esses pseudônimos deviam remeter a nomes tradicionalmente associados aos homens do campo. Dirceu, por exemplo, era o pseudônimo de Tomás António Gonzaga, um dos principais nomes do arcadismo / neoclassicismo brasileiro.
Embora tenha surgido em um período de rupturas e muita agitação política e intelectual, os escritores árcades faziam textos amenos, contemplativos. Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza.
Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.
Onde publicar artigos médicos?
Quais as consequências da poluição térmica para os seres vivos que habitam?
Qual o maior posto de combustíveis do Brasil?
Como deixar os ícones da barra de tarefas no meio Windows 7?
Como se chama os animais que vivem na terra?
Qual objetivo da movimentação de materiais?
Qual é a técnica mais utilizada para observação de células?
O que é considerado um bom salário no Canadá?
Porque tem que ficar em jejum para fazer ultrassom?
Quais são os benefícios do bicarbonato?