Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: PBL, Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais.
Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.
Para definir quais usar, leve alguns critérios em conta:
A metodologia ativa é um processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno é colocado como protagonista e o professor assume um papel de suporte. Assim, a autonomia do aluno é estimulada de forma que ele seja capaz de construir o próprio conhecimento.
Exemplos de metodologias ativas
Exemplos de metodologias ativas
Exemplos de metodologias ativas
Confira abaixo 6 exemplos de metodologias ativas
Dessa forma, as metodologias ativas ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, elas também fortalecem a autonomia, a confiança, a criatividade e os estudantes aprendem a trabalhar com colaboração, empatia e responsabilidade.
Tenha em mente que nem toda a atividade prática faz parte de uma metodologia ativa. Pense o seguinte: a metodologia ativa não é a atividade em si — ela refere-se à construção didática feita pelo professor, que vai colocar o aluno como protagonista no processo de construção do conhecimento.
As metodologias ativas de ensino ganharam destaque nos últimos tempos por promover um ensino mais dinâmico em sala de aula. Este método proporciona autonomia intelectual para os alunos, tornando-o ativo no processo do próprio conhecimento e trabalhando o seu protagonismo.
As denominadas metodologias ativas colocam o professor como agente facilitador do processo de aprendizagem. Mas como colocar isso em prática em sala de aula? Que tipo de estratégia pode ser adotada dentro da metodologia ativa?
Tal projeto é um super exemplo de metodologia ativa: para promover a educação artística, ele propôs que seus alunos se sentissem verdadeiros diretores de cinema. As turmas foram convidadas a produzir curtas-metragem fazendo releituras de roteiros de alguma peça artística que gostassem mais.
Há três categorias deste método: Visa construir algo novo, introduzindo alguma inovação. Propõe uma solução nova para um problema ou situação. Possui a dimensão da inventividade, na função, na forma ou no processo. Desenvolvimento de pesquisa sobre uma questão ou situação, mediante o emprego do método científico.
Como rezar o Terço de Nossa Senhora Rainha dos Anjos?
Onde pegar encomendas do Mercado Livre?
Como retirar o dinheiro do Pix?
Como é possível escrever uma palavra no WhatsApp?
Como é feito o desenho figurativo?
Como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento?
Quais são os mistérios dolorosos do terço?
Como fazer uma barraca na roça?
Como melhorar meu reforço escolar?
Quais são as principais diferenças entre crônica e Dissertaçăo com exemplos?
Como faze aquelas bola de cristal?
Como aprender a dividir por números de um dígito?
Como conseguir o Shoryuken Megaman X2?