A Mesopotâmia é a área do sistema fluvial Tigre-Eufrates, o que nos dias modernos corresponde a aproximadamente à maior parte do atual Iraque e Kuwait, além de partes orientais da Síria e de regiões ao longo das fronteiras Turquia-Síria e Irã-Iraque.
Mesopotâmia, que em grego quer dizer terra entre rios , situava-se entre os rios Eufrates e Tigre e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque.
SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.
A religião na Mesopotâmia
Os povos mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses ao mesmo tempo, muitos relacionados à natureza. Por exemplo, Anu era considerado o deus do céu; Ishtar era a deusa da fertilidade e do amor; Enlil era do deu do ar; Shamash a divindade do sol e da justiça.
Mesopotâmia é uma palavra grega que significa "terra entre rios". Essa região recebeu esse nome porque fica entre os rios Tigre e Eufrates. Hoje, essa área corresponde a um país chamado Iraque.
16 curiosidades que você vai gostar
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones.
Civilização Mesopotâmica: população. A população mesopotâmica nasceu através das conquistas de dois principais povos: os sumérios e os acádios. Depois deles que se formaram outros, como os babilônios, assírios e hititas.
Era politeísta, cada região/localidade possuía seus deuses. A unidade política egípcia organizou em um só conjunto todos os grandes deuses que a sociedade deveria cultuar. Entre eles, se destacavam: Rá, deus do Sol (principal deus da religião egípcia).
O pensamento religioso dos povos mesopotâmicos tinha traço dualista, admitindo a existência de deuses inclinados para o bem e para o mal. Dessa maneira, a magia, a adivinhação e a astrologia eram utilizadas como meios de interação e conhecimento dos desígnios desse complexo conjunto de divindades.
As crenças éticas e morais dos babilônios arrimavam-se na bondade e na verdade, na lei e na ordem, na justiça e na liberdade, na sabedoria e na aprendizagem, no valor e na lealdade. Os atos imorais ou pouco éticos eram considerados como uma ofensa aos deuses.
Sociedade da Mesopotâmia
A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.
As classes sociais - A sociedade estava dividida em classes: nobres, sacerdotes versados em ciências e respeitados, comerciantes, pequenos proprietários e escravos. A organização social variou muito pelos séculos, mas de modo geral podemos falar: Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes.
Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes. Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra). Dominantes detinham o poder de quatro formas básicas de manifestação desse poder: riqueza, política, militar e saber.
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.
A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, pois abrigou os primeiros povos da humanidade que se organizaram de maneira sedentarizada. Os primeiros a fixaram-se na região foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles foram os responsáveis pela construção das primeiras cidades, como Ur e Eridu.
A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. ... Outro ponto de importante destaque era o papel desempenhado pelo Estado no desenvolvimento da agricultura na região.
Entre os muitos restos mortais, poucos crânios estavam preservados, os quais foram esmagados em fragmentos - não na morte, mas pelo peso da terra ao longo de séculos pressionando os crânios até que ficassem chatos como panquecas.
Nessas sociedades os templos eram locais não só da prática ritualística e cultos míticos, mas também de grandes decisões políticas (algo que também pode ser visto no Egito antigo, com os faraós sendo a representação de governança e também um encarnação divina na terra - o que legitimava seus poderes e liderança).
Uma caracteristica importante da religião mesopotamica é que ela propria tinha característica dualista, onde era possivel encontrar sempre o bom e o ruim, o bem e o mal e buscando sempre tentar compreender essa relação, utilizavam de métodos não convencionais para uma religião como a adivinhação, a magia, e a ...
Ademais, as civilizações da Mesopotâmia também desenvolveram grandes obras de arquitetura e arte, como os templos conhecidos como Zigurates, esculturas de arte em relevo. Os jardins suspensos da Babilônia são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo e uma das obras arquitetônicas mais complexas da história.
Atualmente, o país tem 98% de cristãos ortodoxos e só permite a expressão religiosa do judaísmo e do islamismo. Mas um grupo começou, na década de 1990, a tentar resgatar as antigas tradições. Eles se reúnem nos antigos templos para homenagear Zeus, Ísis e Apolo.
Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. ... Outra característica importante da religião egípcia era a crença na vida após a morte. De acordo com esta crença, o morto era julgado no Tribunal de Osíris.
Os hicsos não eram povos mesopotâmicos, uma vez que, acredita-se, que eles eram originários da região do Levante (onde se desenvolveram os fenícios, por exemplo). Os hicsos ficaram conhecidos por terem dominado o Egito por um período no segundo milênio antes de Cristo.
A economia na Mesopotâmia Antiga caracterizou-se, principalmente, pelo comércio e agricultura.
A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha.
Quais são as principais guerras?
Quais são os países que mais preservam a natureza?
O que saber antes de comprar um gerador de energia?
Qual é o valor de 20 por cento?
Como mudar a composição corporal?
Quem teve câncer de mama pode fazer musculação?
Pode tomar sol depois de fazer criolipólise?
Que disjuntor colocar no padrão de entrada?
O que acontece com o corpo quando Emagrecemos?
Quais são os três tipos de leitura?
Como ganhar peso com o metabolismo acelerado?