A memória declarativa armazena os fatos e eventos que podem ser lembrados ou “declarados” conscientemente. Também conhecida como memória explícita, ela é baseada em informações armazenadas por nossa própria vontade.
Memórias explícitas ou memórias declarativas são um tipo de memória de longo prazo da qual você se lembra depois de pensar conscientemente sobre isso. Por exemplo, o nome do seu cachorro de infância ou o número do telefone da casa do seu melhor amigo. Existem dois tipos de memória explícita: a episódica e a semântica.
Assim, a memória é subdividida em declarativa (ou explícita), no caso de haver acesso consciente ao conteúdo da informação, e não-declarativa (ou implícita), no caso em que o conteúdo da informação não está acessível à consciência, sendo apenas evidenciável através do desempenho.
Memória declarativa episódica
Essa informação está localizada no tempo e no espaço uma vez que a força do contexto que rodeia a lembrança é muito forte. Além disso, também é importante destacar que a referência da memória é a própria pessoa.
Uma das estratégias é denominada de memória explicita, ou memória declarativa, requerendo participação consciente e envolvendo o hipocampo e o lobo temporal. a outra estratégia é a memória implícita, a qual não requer participação consciente, utilizando estruturas não corticais.
43 curiosidades que você vai gostar
A memória implícita é a capacidade de adquirir habilidades percepto-motoras ou cognitivas, através da exposição repetida a um estímulo ou atividade; estas experiências só podem ser aferidas pela melhora no desempenho do indivíduo, já que não são expressas de maneira consciente ou intencional2,4.
Existem também outros tipos de memória implícita, como o condicionamentos clássico e operante, a aprendizagem não associativa e a pré-ativação (priming).
Por outro lado, a memória declarativa (também chamada explícita) armazena e evoca informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos do cérebro, como associação de dados, dedução e criação de ideias.
O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado. O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.
Como colocar áudio na apresentação?
Como saber se estou ficando sério com alguém?
Quantos dias pode durar febre de dente?
O que é Google Smart Lock como desativar?
Como faço para saber se uma empresa é confiável?
Como saber quem está inscrito no meu canal pelo celular?
Quem pode optar pela desoneração da folha?
Como saber se minha empresa tem licença ambiental?
Como adicionar uma nova hachura no AutoCAD?
Como vou saber qual é o tipo da minha tartaruga?
O que fazer quando a fonte do Xbox 360 não liga?
Como saber que a fonte está queimada?
Tem problema Usar carregador falso no iPhone?
Como saber se a fonte do PC está em curto?
Como é feito o cálculo da desoneração da folha de pagamento?
O que acontece com a empresa que não tem CIPA?
Quem é MEI é optante pelo Simples Nacional?