"A manteiga é a melhor escolha, por ser um produto natural, que possui vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para o nosso organismo. Porém, é importante ressaltar que é um alimento rico em gorduras saturadas e assim como todo alimento, deve ser consumido com moderação", afirma Karolaine.
Esta, inclusive, tem sido associada ao aumento do LDL (mau colesterol). Desta forma, mesmo a gordura estando presente na composição das duas, para a nutricionista Caroline Codonho, a manteiga leva a melhor por conter menor teor de aditivos químicos, o que facilita sua digestão.
A diferença entre as duas começa no modo como são feitas. Enquanto a manteiga é de origem animal, feita a partir da nata (ou creme) do leite, a margarina tem origem vegetal, sendo produzida a partir de óleo vegetal em um processo chamado hidrogenação, que é capaz de transformar o óleo líquido em sólido.
"Para as pessoas que devem controlar o consumo de sal, lactose e proteínas do leite, a manteiga ghee é uma opção mais saudável. Apesar de o ghee ser calórico, pois sua composição é apenas gordura. Isso aumenta sua densidade calórica, ou seja, a relação de calorias por grama do alimento", destaca Garcez.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga. Essa recomendação é feita porque a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, substâncias frequentemente relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Ambas têm a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra 5 gramas da margarina).
Resumidamente, a margarina, pode estar relacionada comprovadamente a disfunções imunológicas, danos em fígado, pulmão, órgãos reprodutivos, distúrbios digestivos, diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento no risco de câncer, e principalmente: transtornos do metabolismo do ...
A que vai distinguir a manteiga da margarina é sua origem. A manteiga é feita a partir da nata do leite batida, portanto, é de origem animal. Ela é rica em colesterol e gordura saturada. Já para se obter a margarina, é preciso haver um processo de hidrogenação de um óleo vegetal - comumente óleo de girassol ou de milho.
A manteiga é um produto natural, sem qualquer processo de transformação artificial associado e não necessita de aditivos para se manter em bom estado de conservação ou para conferir sabor e textura.
Ela afirma que a margarina deve ser evitada porque, apesar de conter vitaminas, também possui conservantes e estabilizantes, além de ser uma gordura criada artificialmente, que passa por processos químicos para ficar sólida.
Além de possuir gorduras insaturadas e trans, a margarina pode aumentar o nível do colesterol ruim (chamado LDL). Por ser modificado, a margarina também possui uma maior dificuldade de ser processada pelo nosso organismo. A manteiga, por outro lado, possui origem animal e é digerida com maior facilidade pelo nosso corpo.
Como saber se Sua mensagem foi ignorada no Messenger?
Como emitir nota fiscal avulsa na prefeitura de Goiânia?
Que horas cai a restituição do Imposto de Renda?
Como tirar mancha de banana da pele?
O que significa capitalização de juros?
Como desativar voz da caixinha de som?
Como guardar os moldes de roupas?
Como acompanhar o pedido de isenção do Enem?
Como acabar com o bloqueio do Instagram?
Como saber se machuquei o joelho?
Como tirar AVCB pela internet?
Quem libera os equipamentos de proteção?
Como secar roupa em lugares Umidos?
Como atualizar o Bolsa Família?
Quanto tempo deixar secar o tie dye?
Como tirar coisa grudada no pelo do gato?
Como fazer para secar folha de manjericão?