KOA – Acacia koa – Fabaceae – Folhosa (Hardwood) É uma espécie nativa só do Havaí. De cor avermelhada ou marrom-dourado é considerada uma “tonewood” ou seja, uma madeira cujas características acústicas influenciam na acústica do instrumento.
Madeira do Braço
A madeira mais utilizada é o mogno. Outras madeiras, como maple e jacarandá, são mais comumente encontradas em braços de guitarras e baixos.
Mogno (mahogany): o mogno tornou-se popular para violões pela sua beleza e por ser bem mais barato. Proporciona um timbre mais “sala de estar” ao violão. Em outras palavras, o som é estridente, e não brilhante.
Natowood ou Nato" é um nome coletivo para o mogno asiático ou mogno oriental. As madeiras mais conhecidas são Mora excelsa (Mora) e Mora gonggrijpii (Morabukea), com o último contribuindo menos (que ocorrem em uma área menor).
● MOGNO / SAPELE / KOA
Outra madeira bastante presente nessa parte do instrumento é o Mogno, que apresenta som mais amadeirado, e geralmente com menos graves quando comparado ao rosewood. É uma madeira muito adequada para instrumentos que devem ter sonoridade mais fechada e com adição de médios, com bastante punch.
22 curiosidades que você vai gostar
Aucoumea Klaineana é uma árvore da família Burseraceae nativa da África Equatorial Ocidental. É uma árvore de espécie madeireira que pode atingir 30 a 40 m de altura, raramente maiores, e com um tronco de 1-2,5 m de diâmetro.
Mogno é o nome comercial utilizado para designar as madeiras de origem tropical com coloração castanho-avermelhada, grão fino, grande dureza e elevada densidade (>0,63 g/cm3) provenientes de árvores da família das Meliaceae.
Todas as espécies do gênero Picea são chamadas de abeto ou spruce, épicéa em francês e Fichte em alemão. Em se tratando de instrumentos musicais, entretanto, o nome abeto/spruce é, geralmente, utilizado para se referir à espécie Picea abies, uma conífera comum em toda a Europa.
Muitos fabricantes geralmente se referem ao nato como "Mogno Oriental", devido à grande semelhança técnica, qualidade e o excelente custo-benefício. A madeira é densa e não é muito fácil para o trabalho de "talhar".
A relevância do material se dá, pois, ao tocar as cordas do violão, o instrumento como um todo vibra. Cada madeira terá uma vibração diferente, fazendo com que o timbre dependa da matéria utilizada. Geralmente, as madeiras mais velhas costumam ser mais assentadas e acabam gerando uma qualidade harmônica maior.
É uma madeira de baixa densidade, muito leve, estável, muito utilizada na construção de corpos de guitarras e baixos. A característica básica do timbre de Basswood são frequências médias bem ressaltadas, principalmente nos médio-graves.
Walnut, também conhecida como nogueira é uma ótima alternativa para o mogno. É forte, tem timbre morno e é naturalmente bonita. Funciona bem em corpo de guitarras sólidas, e fundo e lateral de acústicas.
Rosewood também é uma madeira mais porosa em comparação com o Ebano e Maple, portanto, oferece um som mais quente e suave. Você frequentemente descobrirá que cordas novas não soarão tão brilhosas com uma escala de rosewood, ela se encaixará mais equilibrados.
Normalmente o braço tem na sua parte menor, próximo às tarrachas, aproximadamente 6 cm. Se for maior que isso pode dificultar demais a execução. Eu particularmente prefiro o braço com 1 cm a menos próximo a tarracha. Tenho um violão Di Giorgio com 5 cm e me sinto muito seguro nos solos.
Características da Madeira Jacarandá
Conheça suas principais características: ✔Coloração com variação rica: do marrom-escuro ao marrom-rosado, sendo comum apresentar faixas contrastantes (padrões “teias de aranha”). ✔Madeira moderadamente pesada (densidade 0,87 g/cm³). ✔Muito resistente aos organismos xilófagos.
O Spruce é uma madeira nobre e traz normalmente um médio e um agudo a mais para o instrumento. É ideal para você que gosta dos harmônicos e de fazer solos. Já o Mahogany, que também uma madeira nobre, traz para o instrumento graves encorpados e robustos, ideal para quem gosta de um som mais preenchido.
Em seu interior, o braço do violão armazena um tensor, que é a peça responsável por controlar a envergadura do braço obedecendo a tensão da corda. Como as cordas de aço tendem a ter uma tensão maior, o tensor pode ser ajustado e assim evitar que o braço empene.
O violão é composto por três partes principais: a cabeça, o braço e o corpo. A cabeça (às vezes também chamada de mão) é fixada na ponta do braço. De cada lado da cabeça ficam peças chamadas cravelhas (ou tarraxas), nas quais as cordas são enroladas. Há uma cravelha para cada corda.
Como Escolher o Melhor Violão para InicianteViolão Clássico: o Mais Indicado e Preferido dos Iniciantes. ... Violão Dreadnought (Folk): Versatilidade para Iniciantes e Som Potente. ... Violão Jumbo: para Brilhar como o Rei do Rock. ... Violão Parlor: Fácil de Levar a Qualquer Lugar.
tipo: ( Acer saccharum )
Comparado a outras madeiras, o Maple é uma madeira firme, resistente e lisa. É clara e delicada. Aliás, uma das madeiras mais claras do mundo. Muito cultuada por luthiers e utilizada em instrumentos musicais por suas propriedades acústicas.
Abeto é o nome popular dado a diversas espécies do gênero Abies. Os abetos são árvores perenifólias (ou sempre-verdes), da família do pinheiro, valorizadas por sua madeira e pelas essências extraídas de suas folhas. São populares como árvores de Natal. Existem mais de quarenta espécies, ou tipos, de abetos.
A alternativa mais simples é analisar com muita atenção a boca do instrumento. Pegue o violão, olhe se os veios da madeira do tampo seguem rumo até a curva da boca. Se esses veios percorrem até o final, isso quer dizer que o tampo é maciço.
O preço do metro cúbico da madeira de mogno africano varia de acordo com o diâmetro da tora. Com base em estudos do mercado, o valor da madeira foi estimado entre 200-400 euros para toras com diâmetros inferiores e 500-600 euros por metro cúbico nas toras (em pé) com diâmetros superiores.
Se você não sabe distinguir os tipos de madeira, precisa saber que uma das árvores mais valorizadas no mercado, conhecida como Ouro Verde, o Mogno Africano, quando está em pronta para ser cerrada, tem o custo médio por metro cúbico de R$ 2.500. A árvore cresce rápido e faz móveis de qualidade.
Ela tem um tom marrom rosado escuro e é fácil de ser trabalhada, o que a torna ideal para a carpintaria. Por isso, em geral, a madeira do mogno costuma ser utilizada para a confecção de móveis, de instrumentos musicais, construção naval e de interiores.
Qual a quantidade de cloro para caixa d'água?
Como fazer apresentação de slides com música?
Qual a necessidade do contrato social para Hobbes e Rousseau?
Quando e como começou o agravamento da poluição do rio Tietê?
Porque não esfoliar a pele todo dia?
Qual a diferença de adutora e abdutora?
Qual o papel da gestão pedagógica?
Qual o tratamento para pancreatite crônica?
Quem tem direito à educação assegurado?
O que acontece com a sombra ao longo do dia?
O que passar na parede externa?
Qual é o regime de bens supletivo?
Quais os requisitos de validade do acordo extrajudicial?
Quais os benefícios de trabalhar no SICOOB?
Qual o jogo que mais exige do PC?