A remoção da dentina afetada por cárie nas paredes circundantes também é realizada com instrumentos cortantes manuais, e quando necessário, com brocas esféricas de tamanho compatível ao da cavidade, montadas em baixa rotação.
A camada mais profunda, também conhecida por dentina afetada, caracteriza-se por um tecido mais endurecido e seco, cuja trama de colágeno encontra-se intacta e, portanto, passível de remineralização.
O capeamento pulpar indireto consiste da remoção parcial da cárie seguido da restauração definitiva do elemento dentário. Nesse método, os microorganismos remanescentes do tecido cariado tornam-se inviáveis devido à perturbação do biofilme e ao isolamento da cavidade.
A cárie é removida totalmente nas paredes circundantes do preparo e, na parede pulpar, aquela dentina de aspecto acastanhado é selada e é feito um acompanhamento de caso, pois estudos provam a capacidade de regeneração dessa dentina.
A remoção da dentina cariada é executada através do uso de instrumentos manuais, do tipo curetas ou colheres de dentina bem afiadas e de tamanho proporcional à lesão de cárie (Fig. 2.4), no entanto, quando a dentina estiver resistente à estes instrumentos, deve se utilizar fresas esféricas lisas em baixa rotação (Fig.
progressão da lesão de cárie. (1- azul: lesão cariosa em esmalte); 2- rosa: dentina terciária ou reparadora, 3- branco: esclerose dentinária, 4- vermelho: desmineralização dentinária (cárie em dentina),5- laranja: dentina infectada.
A distinção entre a dentina infectada e afetada foi feita realizada através de critérios clínicos: a primeira apresentava-se úmida, altamente amolecida sem resistência para remoção; a segunda, apresentava-se seca, resistente à remoção mecânica e aspecto clínico “em lascas”.
Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). Embora a maior parte dessa secreção ocorra durante a fase de desenvolvimento do dente, os odontoblastos continuam a modificar a dentina com o decorrer da vida.
As brocas esféricas carbide são usadas para a remoção de cárie e para criar o formato do contorno inicial no dente.
A remoção do tecido cariado é realizada com o uso de brocas de baixa rotação e também com instrumentos manuais. Cuidados especiais devem ser adotados durante a execução de tais métodos para que reações adversas à polpa sejam evitadas (ELIAS et al, 2002; LOSSIO, 1972).
Como entrar em uma sala no Ludo?
Como informar plano de saúde na DIRF 2019?
Como instalar o jogo Among Us no PC?
Como jogar de Shyvana JG 2020?
Como iniciar Listener Oracle 11G?
Como se joga o jogo de tabuleiro palavras cruzadas?
Como funciona o convênio Prevent Senior?
Como funciona os graus de parentesco?
Como avisar a empresa que vou fazer cirurgia?
Como funciona o pagamento de honorários de advogado?
Como funciona a prova do líder BBB?
O que é erro material da sentença?
Como é feito o plantio de batata?
Quanto tempo de experiência para assinar a carteira?
O que o plano de saúde Vitallis cobre?
Quantos dias dura o campo no Exército?