Machismo é a sensação de ser viril e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada".Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".
O significado do termo machismo
O termo “machista” deriva da palavra macho, na prática está associado a uma masculinidade exacerbada, a uma sensação de superioridade sob o feminino pautada unicamente no seu sexo e reafirmada através dos “deveres” para com a família.
Machismo (do espanhol e do português "macho") é a sensação de ser viril e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".
Machismo é um comportamento fundamentado na compreensão de que os homens são superiores às mulheres. O feminismo é um movimento social, político e filosófico que se opõe a essa concepção e visa a igualdade entre os gêneros.
No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.
34 curiosidades que você vai gostar
Conceito de feminismo
Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.
Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.
Direito. Desigualdade de gênero, a partir das ideias construídas de gênero e relação, expondo a desigualdade sexual e diferença entre homens e mulheres, pontuando como principal causa o machismo.
O machismo traz prejuízos individuais e sociais para a mulher (assédios, menosprezo do feminino, violências em relacionamentos afetivos e outras relações sociais), e impacta negativamente também o homem e esse fato precisa ser falado e compreendido nos mais diversos espaços.
Críticas contínuas. Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade. Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento).
Se você vive um relacionamento com um machista, procure falar com o seu parceiro como você se sente. Se ele não for receptivo, procure ajuda para tomar uma decisão. As mulheres devem procurar ajuda psicológica, apoio da família ou amigos e até mesmo assistência jurídica.
Dicas para lidar com namorado machistaUm namorado machista faz com que a mulher se sinta diminuída e sufocada. ... É importante analisar a situação, o parceiro e a também a si mesma. ... Nos momentos mais tranquilos, procure conversar com tranquilidade com o companheiro e dizer o que realmente está sentindo.
Isto é ocasionado por um enraizamento cultural de que a mulher é subserviente ao homem em quaisquer aspectos da sociedade. Em outras palavras, a mulher desde os primórdios é depreciada no trabalho, no corpo social do país e(,) consequentemente(,) na sua renda.
De modo geral, essas imposições costumam ser repressivas e ligadas a comportamentos violentos, valorizando a força física e transformando as emoções em um sinal de fraqueza. Por isso, afetam a vida dos homens em diversos aspectos e, inclusive, são capazes de perpetuar casos de homofobia, estupro e misoginia.
A situação fica evidente principalmente pela inferioridade salarial — mesmo sendo a maioria no mercado de trabalho com curso superior, as mulheres recebem salários menores que homens que atuam com os mesmos cargos — mas também acontece por meio de assédio sexual, moral e pressão por parte de colegas de trabalho homens.
Desigualdade de gêneroDesigualdade de gênero é a desigualdade de poder entre homens e mulheres. ... Mulheres ganham menos, estão em menor número em posições de chefia ou em cargos eletivos, trabalham mais no ambiente doméstico, exercem mais trabalho não remunerado.
Mercado de trabalho
Apesar de o índice de escolaridade da população de gênero feminino ser superior ao índice de escolaridade da de gênero masculino, as mulheres enfrentam um cenário desfavorável na busca por um emprego e na atribuição de seus salários.
Dessa forma, as palavras são bem escolhidas e a comunicação ocorre de uma maneira muito mais fluida.“Quando você vai virar homem?” ... “Não gosto da sua família” ... “Você está horrível com essa calça” ... “Você só pensa em si mesmo” ... “Mas José...” ... “Não sou sua mãe” ... “Gosto de atenção” ... “Não somos compatíveis”
Sinais para reconhecer um cafajesteNunca tem tempo.Não aparece em datas importantes.Adora se fazer de vítima.Sempre mente.Dá sinais de infidelidade.Arranja brigas em momentos estratégicos.Ele tem várias amigas que são quase irmãs.Ele não deixa você olhar nenhuma rede social.
Apresenta-se a diferença de ambos os movimentos através dos seus conceitos literais, onde o femismo é um comportamento que coloca o sexo feminino em superioridade ao sexo masculino e o feminismo é um movimento sociocultural que se baseia na luta por direitos iguais entre os gêneros.
O feminismo é uma luta por equidade, por direitos iguais, e surgiu muito cedo na nossa sociedade. Desde o século XIX, mulheres lutam por participação social e política, direito ao voto e autonomia sobre o seu corpo e escolhas.
Geralmente, as mulheres eram analfabetas, por imposição dos pais, que achavam, segundo seus costumes, deveriam se aperfeiçoar nas prendas domésticas, com o fito de agradar os seus maridos. Agiam como se fossem guardiões da de moral e dos bons costumes. A mulher não tinha direitos nem poder diante dessas circunstâncias.
Como estratégia para combater condutas machistas dentro da escola, o Movifemi espalha cartazes com frases de protesto, faz debates sobre feminismo nas salas de aula e promove campanhas de conscientização e acolhimento de meninas.
O que é cristalização de queratina?
Como alterar o quadro Societario na Receita Federal?
Como usar dermomax antes da depilação a laser?
Qual músculo trabalha rosca alternada?
Quais as principais diferenças entre a linha processual Civil trabalhista e penal?
O que fazer para ser uma pessoa organizada?
O que é tecido epitelial e qual sua função?
Como mudar E-mail do Conecte SUS?
Onde ocorre mais a violência urbana?
O que significa pensar em algo e acontecer?
Qual o foro competente para a ação de cobrança?
Porque a cigarra morre depois de cantar?
O que faz baixar a vitamina B12?
Quais os tipos de cimento Portland?
Porque o Play Music não está mais disponível?