A Linguagem Emocional é compreendida como um meio, uma forma, um dispositivo, um sistema intencional de expressar e comunicar emoções, mediado/permeado/viabilizado pela linguagem (conversação), para a relação de encontro, de contato, entre os sujeitos aprendentes em processo contínuo de transformação.
Em termos gerais, a IE se refere à capacidade de perceber, entender, raciocinar e gerenciar as emoções próprias e dos demais (Goleman 1998; Mayer et al. 2000b). Além disso, envolve a capacidade de ser consciente das emoções e de como elas afetam e interagem com as chamadas inteligências tradicionais.
Trata-se da capacidade de desempenhar tarefas e enfrentar obstáculos sem permitir que as sensações envolvidas nesses processos afetem seu poder de decisão. Assim, é possível manter o equilíbrio para prestar atenção ao que realmente importa e agir conforme a demanda de cada momento.
De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.
Essa administração do que é vivido e sentido é chamada pela psicologia de inteligência emocional. A área do cérebro que é responsável pelo sentimento e controle das emoções é o sistema límbico. Descubra quais os principais tipos de emoções humanas.
33 curiosidades que você vai gostar
Principais causas de estresse emocional
O estresse emocional é causado principalmente por fatores internos, como resultados pessoais e insatisfação com a vida ou consigo próprio, mas também pode ser favorecida por acontecimentos externos, como problemas de saúde na família, trânsito, filas e rotina puxada, por exemplo.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:1 – Conhecer as próprias emoções. ... 2 – Controlar as emoções. ... 3 – Automotivação. ... 4 – Empatia. ... 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.
Os cinco pilares da Inteligência EmocionalConhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ... Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ... Automotivação. ... Empatia. ... Relacionar-se interpessoalmente.
O que é a intensidade de um vetor?
Qual o código da TIM para ligações internacionais?
Qual a voltagem de energia em Minas Gerais?
Como verificar se a sonda vesical está obstruida?
Como é eleito o domicílio tributário?
Como preparar uma solução de ácido nítrico?
O que significa presentear alguém com flores?
Como prescrever receita manipulada?
Como transformar áudio em texto online?
Como fazer uma comida mais saborosa?
Como transformar um site WordPress em HTML?
Como criar um pen drive Bootavel no Linux Mint?