Se, durante o sono, o bebê chorar, acordar assustado ou se agitar muito, é possível que ele esteja tendo um pesadelo. Provavelmente, não estará sonhando com um monstro ou com algo assustador. Pode estar reproduzindo sons e formas do cotidiano, sem que consiga entendê-las exatamente, e isso pode assustá-lo.
Os bebês estão sujeitos a ter pesadelos a partir dos seis meses. Quando isso acontece, choram e gritam até que alguém chegue para “socorrê-los”.
Sintomas de terror noturno
A hipótese mais aceita é a de que o terror noturno tem a ver com o desenvolvimento do sistema nervoso central. É como se o cérebro ainda não estivesse suficientemente maduro para realizar a transição entre o sono e o despertar. Por isso, a criança fica em um “limbo” entre o dormir e o acordar.
Problemas relacionados ao sono são frequentes em crianças. Estimativas apontam uma variação de 25 a 50% de crianças e adolescentes acometidos por esses problemas. Entre os principais transtornos estão o pesadelo e o terror noturno.
O conteúdo dos pesadelos geralmente está relacionado aos problemas do desenvolvimento: as crianças pequenas têm pesadelos a respeito da possibilidade de se separarem dos pais; as crianças em idade pré-escolar, a respeito de monstros ou da escuridão; e as crianças em idade escolar, a respeito da morte ou de um perigo ...
Para as crianças maiores, a dica é não valorizar o pesadelo, ou seja, nada de ficar pressionando para saber os detalhes ou, na noite seguinte, perguntar se sonhou de novo com a mesma coisa. O melhor é minimizar o momento ruim.
Por que os bebês choram dormindo? Nos primeiros anos do bebê, é comum que ele acorde com frequência durante a noite. Os bebês têm um ciclo de sono diferente dos adultos. Muitas vezes, os bebês têm dificuldade para adormecer mesmo que se sintam exaustos, e isso faz com que eles chorem enquanto dormem.
Tente não intervir a menos que seu filho esteja em perigo ou possa ser ferido por objetos ao seu redor. Estabelecer uma rotina relaxante para a hora de dormir pode diminuir a chance de o terror noturno acontecer. Evite provocar preocupação ou ansiedade falando sobre o incidente.
A prevenção do terror noturno consiste em:
Alguns sintomas que podem ocorrer durante um pesadelo são o sonho parecer muito real e perturbador, fazendo a pessoa se sentir ameaçada e quando desperta se sente assustada, ansiosa, irritada triste ou enjoada, dependendo do tipo de pesadelo que ocorreu.
O pesadelo é um sonho perturbador, associado a sentimentos negativos, como ansiedade ou medo, que fazem a pessoa acordar a meio da noite. Os pesadelos são mais ...
No caso das crianças, pode-se pedir para desenharem sobre o pesadelo ou falar sobre as personagens desse mesmo pesadelo e tentar explicar que nada disso é real ou mesmo construir um final feliz para essa história.
- Podem durar mais de dez minutos e são frequentes em crianças de 2 a 4 anos, uma vez que, nesta idade, ainda não distinguem bem entre a realidade e a ficção. - Quando a criança tem um pesadelo, acorda aterrorizada e chora até que os pais a consigam acalmar. No dia seguinte, a criança será capaz de recordar o conteúdo do sonho.
O que pode ser feito para preservar os recifes de corais?
Como saber de cai na malha fina?
Como saber quem está consultando meu CPF?
Como saber se tenho algum transtorno psicológico?
O que fazer se deixei de declarar imposto de renda?
Quando o cachorro está com a gengiva branca o que pode ser?
Como saber se a epífise se fechou?
Como saber se as informações são confiáveis?
Como funciona o subsídio da Caixa Econômica Federal?
Como saber o número do meu Vans?
Como funciona o telescópio refrator?
Como saber se alguém me ligou?
Que esporte é considerado o skate?
Como saber se estou em débito com o IPTU?
Como resolver uma equação de sistema linear?
Em que ano foi fundada a Pastoral da Criança?
Como resolver problemas de sequência lógica?