O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso. ... Em sua apresentação o orador utilizou palavras demais na apresentação.
Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
41 curiosidades que você vai gostar
ASTERISCO (sinal gráfico em forma de estrela) é o diminutivo de astro. Ora, assim como se diz, por exemplo, CHUVISCO (diminutivo de chuva) e não CHUVÍSTICO, também se deve dizer ASTERISCO.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: correto. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: correcto. Grafia no Brasil: correto.
= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros.
Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais.
A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. ... De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos.
3 além disso, além desse fato, além do mais, além de que, ademais, de mais a mais, aliás. Exemplo: Demais, mesmo que ele pedisse desculpa, eu não falaria com ele! No plural - os outros: 4 outros, restantes, resto, mais.
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
que o acento circunflexo deve ser usado como distintivo ou diferencial entre “porquê (quando é substantivo ou vem no fim da frase) e porque (conj.)” e entre “quê (s.m., interj., ou pron. no fim da frase) e que (adv., conj., pron. ou part. expletiva)”.
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
A forma correta de escrita da palavra é cabeçalho. As palavras cabeçario e cabeçário estão erradas.
É o caso do símbolo (*), utilizado para corrigir erros ortográficos em redes sociais e para deixar palavras em negrito no WhatsApp. Asterisco, asterístico e estrelinha são palavras usadas para se referir a ele. Mas, afinal, qual é a forma correta? O certo é asterisco.
Observe: Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.
pouco, nenhum, nada. Contrário de excessivo: 2. moderado, razoável, controlado, mesurado, limitado, parco, escasso, raro.
Significado de Muito
substantivo masculino Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. advérbio Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito.De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!
O que comprar para abrir uma esmalteria?
Quais são as etapas da reação de Maillard?
Qual a importância de um projeto social para a sociedade?
Qual foi o impacto da Crise econômica de 1929?
Quais são os sintomas de norovírus?
Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky a teoria da educação?
O que significa Corregedoria do Estado?
O que não pode faltar em um quarto aconchegante?
O que comer quando estiver com a pressão baixa?
Quantas janelas são abertas de forma simultânea no Windows?
O que faz um assistente de conteúdo?
Como não salvar as fotos do WhatsApp no Google Fotos?
Como abrir imagens JPEG no PC?