O jatobá-verdadeiro, jatobazeiro ou apenas jatobá, é uma árvore da família das fabáceas. É a espécie arbórea dominante na floresta estacional semidecidual submontana. A espécie pode alcançar 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro, embora uma árvore tenha atingido 95 metros na Amazônia.
O jatobá é uma árvore, de nome científico Hymenaea courbaril, que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiespasmódicas e expectorantes, que podem ser usadas para ajudar no tratamento de feridas, dor de estômago, diarreia, inflamação na garganta, dores generalizadas ou bronquite, por exemplo.
Para consumir o fruto do jatobá é preciso quebrar sua dura casca. A polpa tem textura farinácia e pode ser ingerida in natura ou como ingrediente para o preparo de pães e bolos (como farinha) e geleias. O fruto é uma rica fonte de vitamina C e minerais como o potássio, ferro, fósforo e cálcio.
Pode ser encontrado na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado. Sua altura varia entre 15 e 30 metros (na Amazônia, foi registrado até 95 m) e seu diâmetro varia em torno de um metro. Seu fruto é comestível.
Seu fruto fica maduro entre os meses de julho a setembro, possui casca dura e em média duas sementes por fruto. No interior, a polpa é um pó verde amarelado com forte odor, que é comestível. A polpa é rica em ferro e é indicada para pessoas que apresentam alto grau de anemia. A casca também é aproveitada para chá.
33 curiosidades que você vai gostar
Existem dois tipos de jatobazeiros, o do campo e o da mata. Ambos produzem frutos comestíveis muito semelhantes. O jatobá-da-mata é uma das maiores árvores do cerrado. Sua madeira é de lei e de seu tronco extrai-se uma seiva medicinal para doenças respiratórias.
A germinação do jatobá deve acontecer entre 15 a 25 dias e a colheita deve ser realizada após três meses da semeadura.
Sua fruta, muito apreciada in natura, também serve para fazer mingau (devido à sua polpa farinácea). Várias espécies da fauna fazem uso da fruta do jatobá. A floração ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro e os frutos amadurecem em agosto e setembro.
Existem diversas maneiras de consumir o jatobá. A polpa, por exemplo, pode ser ingerida in natura ou na forma de farinha para pães e bolos. Ainda é possível consumi-la como licor, geleia, cozida, chá e até vinho!
Muito utilizado para fins medicinais, o jatobá é uma árvore que fornece frutos, sementes, cascas e folhas nutritivas - geralmente utilizadas no preparo de chás e compressas.
Combate a anemia
A farinha de jatobá preparada com o fruto e a casca apresenta elevado teor de ferro, o que auxilia no combate à anemia.
Chá de casca de jatobá
Ferva 2 colheres de sopa de casca ralada em 1 litro de água, por 10 minutos. Abafe e coe. Tomar até 2 xícaras ao dia.
Como fazer o Chá de Jatobá: Coloque 3 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
A espécie de jatobá encontrada no cerrado é a de nome científico Hymenaea stilbocarpa, da família Leguminosae. Também conhecida como jatobá-do-campo, jatobá-da-serra, jatobá-de-casca-fina e jutaí, a árvore pode alcançar até 9 metros de altura. O nome jatobá vem do guarani e significa “árvore de fruto duro”.
As raízes de jatobá não apresentam nodulação com Rhizobium. Jatobá é uma espécie semi-heliófila, podendo ser plantada desde a condição de bordas e clareiras até fechamento de dossel. Essa espécie não tolera baixas temperaturas.
Na Verdade Não Se Sabe ao Certo Quantos Anos Uma Árvore Pode Viver, Sabe-se que Podem Facilmente Passar dos 1.000 Anos. A Árvore Desta Foto é um Jatobá (Hymenaea courbaril) que Existe no P.E Jaraguá é Possui Cerca de 450 Anos de Idade.
Sempre coloque a semente de lado, e não em pé, para garantir que ela vai germinar. Em seis meses a muda fica pronta. O verão é uma boa época para plantar as mudas de jatobá. O segredo é lixar a casquinha da semente.
De maneira geral, a maior parte das sementes das hortaliças germina entre 3 e 15 dias, mas isso também depende de vários outros fatores, como o tipo de solo, a profundidade de semeadura, e a temperatura e a umidade do solo, entre outros.
O vinho de jatobá tem várias qualidades. "É bom pra próstata, gastrite, bactéria no estômago, cirrose, tosse, gripe. E também um tônico fortificante muito bom", explica. Seu Hélio conta que, na verdade, praticamente todas as partes do jatobá servem para a produção de remédios.
Com pequenos golpes de martelo ou de faca, quebra-se o fruto e retiram-se as sementes envolvidas pela polpa amarela. Com uma faca ou colher raspa-se essa polpa. Em seguida, passa-se pelo pilão ou liquidificador e depois pela peneira. Obtém-se assim, uma farinha adocicada e com forte aroma.
Observe como preparar: Leve ao fogo 2 litro de água, juntamente com mais ou menos 300 gramas das cascas do fruto árvore. Deixe ferver por 20 minutos, então abafe o recipiente, desligue o fogo e aguarde amornar. Coe e beba o chá tome duas vezes por dia 100 ML Ótimo produto.
Como saber se você é uma pessoa empática?
Como bloquear um número na lista negra?
Como medir amplitude no osciloscópio?
O que é ser uma pessoa acéfala?
Quanto tempo demora para secar o trava rosca?
Quem nasce em Cuiabá como se chama?
Como tirar um objeto de uma foto no Picsart?
Como parar de pensar demais nas coisas?
Como medir anel oring com paquímetro?
Como calcular vazão de nascente?
Como se chama a pessoa que se faz de desentendida?
Como saber a quantidade de gás do ar condicionado?
Como medir glicemia com Accu-chek Guide?
Como tirar um calango da casa?