A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão. Por exemplo, imagine uma lata do tipo spray. Em seu rótulo é dito que não se deve incinerá-la.
Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.
Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. Processo semelhante ocorre quando a temperatura do gás dentro da bexiga diminui, já que seu volume também diminui.
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.
Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. Por exemplo, se for feito em um ambiente aberto, a transformação será isobárica, pois a pressão será a pressão atmosférica que não mudará. Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.
15 curiosidades que você vai gostar
Pode ser considerado um exemplo de processo isobárico: a) Um balão de gás Hélio que sobe pelo empuxo atmosférico.
No gráfico temperatura x volume (T x V) verificamos a equação pela reta: Já no gráfico volume x pressão (V x p), observamos que enquanto o volume aumenta do estado 1 para o estado 2, a pressão permanece a mesma. Se neste tipo de transformação gasosa há um aumento do volume, dizemos que houve uma expansão isobárica.
Em um processo isovolumétrico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta. Em processos isovolumétricos, o volume permanece constante e não há, portanto, realização de trabalho.
Para você entender a representação matemática da Lei de Gay-Lussac: P = k.T , veja que P é a Pressão; T é a Temperatura, e k é uma constante de proporcionalidade. O gráfico da transformação isocórica representa a variação da pressão com a variação da temperatura ( em kelvin) e é sempre uma reta .
Quais são as principais competências valorizadas pelo mercado de trabalho?
Qual a diferença entre IPA e Pale Ale?
Porque minha sopa fica amarga?
Quem recebe auxílio doença e morre?
Como ir para a Lagoa Azul Ilha Grande?
Qual o nome da maconha sintética?
Quando se usa embargos à execução?
Como é formado o cheiro da chuva?
O que fazer se o bebê não suga?
Quais as principais funções dos solos?
Como apagar área de transferência Android?
Qual ponto fraco de Capricórnio?
Quem foi o cangaceiro Quinta-feira?
Como e depois de Cristo em inglês?