A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". ... Os diálogos socráticos que acabam sem se completar são chamados de diálogos aporéticos (aporia significa "impasse" ou "inconclusão").
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. ... Não tinha o intuito de ridicularizar, mas de fazer irromper da aporia (isto é, do impasse sobre o conceito de alguma coisa) o entendimento.
Ironia significa simulação. ... Para Sócrates, a ironia tem mais de malícia do que de ignorância ou humildade, é assim, uma falsa ignorância, onde se pergunta já sabendo a resposta, onde existe a consciência de superioridade perante o interlocutor.
Ironia e Maiêutica
A ironia no método, portanto, é o momento em que o interlocutor era interrogado. ... A maiêutica é o final do processo, quando o interlocutor, após questionar suas ideias e concepções, reconstrói seu entendimento com ideias mais complexas. Isto é, quando ele dá à luz ao novo conhecimento.
O modo de vida socrático era baseado na dialética. Ou seja, Sócrates buscava, por meio do diálogo, produzir uma transformação nos seus interlocutores. Mas, antes de passarmos ao método socrático, falemos um pouco da retórica dos sofistas, à qual esse método se opunha.
21 curiosidades que você vai gostar
Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
Significado de Socrático
adjetivo Relativo a Sócrates: filosofia socrática. Método socrático, método de argumentação que consiste em contínuas perguntas e questionamento das respostas.
A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.
Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa.
7a Questão O que significa o uso da maiêutica na sessão de mediação? É um processo que relembra a teoria do heliocentrismo de Copérnico, por fazer orbitar as possíveis soluções em torno do problema, sem, no entanto, conduzir as partes a qualquer solução. O mediador deve evitar tal prática.
Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
foi perseguido e sentenciado à morte, por acusações de não reconhecer os deuses do povo ateniense e de doutrinar, ou melhor, corromper os jovens dessa cidade. E ainda pra piorar toda a sociedade da época, foi ludibriada a reconhecerem a sentença, como sendo válida.
Sócrates era irônico com a finalidade de provocar nos interlocutores a reflexão, o convite ao filosofar, a assumir uma postu- ra de vida racional e a atitude de exame de sua própria alma com o objetivo de afas- tar as falsas opiniões, as incoerências e as paixões materiais e contingentes.
Sócrates considera-se apenas um parteiro das almas, uma pessoa que auxiliava outras a terem ideias. Sua convicção era a de que todas as pessoas podiam ter ideias, pois possuíam uma capacidade inata para tanto. Seu papel não seria o de transmitir suas ideias às pessoas, mas de ensiná-las a terem suas próprias.
Numa palavra, num verdadeiro Diálogo Socrático cultivamos a nossa humanidade. – Deve começar com uma pergunta geral, clara e bem formulada (sugerida pelo grupo ou pelo moderador). – Devem ser pedidos aos participantes relatos breves de experiências pessoais relevantes para a pergunta. – O grupo escolhe um exemplo.
Outro efeito de sentido muito comum é a ironia que consiste na utilização de determinada palavra ou expressão que, em um outro contexto diferente do usual, ganha um novo sentido, gerando um efeito de humor. Exemplos: – Que menino educado! Entrou sem cumprimentar ninguém!
A ironia é a figura de linguagem que afirma o contrário do que parece dizer. Ela também pode se mostrar de modo mais sutil, no contexto, como no exemplo abaixo.
Significado de Irônico
adjetivo Que diz exatamente o oposto do que quer dizer. Que zomba insultuosamente de algo ou de alguém: comentário irônico. ... Que se comporta utilizando ironia; cujo discurso está repleto de ironia: critica irônica; acenou de modo irônico. Etimologia (origem da palavra irônico).
"Conhece-te a ti mesmo" é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia. ... A frase completa é: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo." Esta máxima também é amplamente usada no âmbito de algumas religiões.
1. Relativo a Sócrates ou à sua doutrina. 2. Diz-se do método pedagógico de perguntas e respostas e que leva o discípulo ao conhecimento do próprio erro, para a seguir o conduzir ao descobrimento da verdade.
A maiêutica socrática normalmente é descrita como a arte de conduzir alguém a produzir o próprio conhecimento por meio de perguntas, sem que Sócrates acrescente nada a este conhecimento.
O método socrático não se baseia em provar que outros estão errados, então é importante não ser agressivo nos questionamentos. Se o objetivo é ganhar uma discussão, vale buscar o direcionamento de outros filósofos gregos, como os sofistas. A chave para o método socrático, na verdade, é a humildade.
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. Alguns pensadores e filósofos contestam que Sócrates disse a frase desta maneira, mas não parece haver dúvida que o conteúdo é associado ao filósofo grego.
O princípio básico do método socrático é que os estudantes aprendem por meio do uso de pensamento crítico, raciocínio e lógica. O ponto de partida é, justamente, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”. Apenas reconhecendo nossa ignorância e estando abertos a aprender mais, podemos evoluir.
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
Quais são as punições no vôlei?
Quais são todos os divisores de 80?
Qual cogumelo e mais venenoso?
Quais os dispositivos de manobra?
Como calcular o peso da roupa para colocar na máquina de lavar?
Qual a diferença do pneu Michelin Primacy?
Como servir um café para convidados?
Qual a porcentagem que pode passar no radar?
Quais são os principais problemas do capitalismo?
Quais os sinais de inteligência?
Qual a diferença entre vendas e atendimento?
Quanto tempo dura a depilação com linha?
Quais são as imunidades tributárias previstas na Constituição?