Tirinhas e charges são textos de natureza humorística que mobilizam elementos verbais e não-verbais para construir uma crítica sobre determinado tema.
5 passos para interpretar imagens e textos
Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade. O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a charge é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade.
São uma narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas (CIRNE 2000: 23-24, apud DONÍSIO 2010).
Os detalhes de uma imagem se tornam as protagonistas, pequenas inserções verbais fazem a diferença e a construção do contexto se torna abrangente. ... Por isso, o modo de como interpretar imagens é, em síntese, a mistura entre o texto didático (conclusão de mesmo fim) e o texto metalinguístico (subjetividade).
A charge utiliza linguagem não-verbal para expressar uma ideia de maneira humorística. Às vezes, a figura também é acompanhada de texto. Para interpretá-la, é necessário conhecimento de mundo e senso crítico. Geralmente, a charge é vinculada à imprensa sendo utilizada para realizar críticas político-sociais.
A tirinha é um gênero derivado das histórias em quadrinhos. Trata-se de uma curta sequência (narrativa) de quadrinhos que, em geral, faz uma crítica aos valores sociais. Tem uma publicação bastante regular. São como histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas.
Já a tira de quadrinhos é mais simples, consistindo numa sequência simples de poucos quadrinhos (geralmente cinco, no máximo), um ao lado do outro. Raramente constitui uma história completa, sendo quase sempre uma piada contada em poucos quadros.
1ª) As tirinhas são gêneros textuais que exploram as linguagens verbal e não verbal. Suas principais características são: a) Leitura atraente/produção em quadrinhos/apresentação descritiva. b) Leitura atraente/produção injuntiva/posicionamento crítico.
III Momento Distribuir metade de uma cartolina com três quadros para cada aluno montar uma tirinha engraçada. IV Momento Levar o aluno ao laboratório de informática para confeccionar no computador a sua tirinha.
Na charge, é comum que esse tema seja mais contemporâneo e atual – relacionado a algum evento social ou político pontual -, enquanto, na tirinha, costuma-se tratar de assuntos existenciais mais amplos. No universo dos vestibulares, as bancas normalmente questionam o que desencadeia o efeito de humor (ou " a graça ") do texto.
Como saber se alguém não me merece?
Como pedir um emprego para uma amiga?
O que faz os homens perdem o interesse?
Quem acendia o fogo do Holocausto?
Como solicitar exame para alergia?
Como saber se a pessoa está se afastando de mim?
Como pedir uma pesquisa para os alunos?
Como saber se meu telefone tem ações?
Como saber quem silenciou Stories?
Como pedir doação para associação?
Como enviar uma mensagem para uma oportunidade de emprego?
Como saber se alguém é meu melhor amigo?
Como pedir parcerias com lojas?
O quê o Espiritismo fala sobre obsessão?
Como pedir música na rádio Metropolitana?
Como se diz vaso sanitário em inglês?
Quais são os requisitos para a contratação de temporário na administração pública?