A insensibilização de animais é considerada a operação mais crítica durante o abate de bovinos. Tem por objetivo colocar o animal em estado de inconsciência, que perdure até o fim da sangria, não causando sofrimento desnecessário e promovendo uma sangria tão completa quanto possível.
A pistola de dardo cativo tem sido o método de insensibilização mais utilizado no Brasil. Uma forte pancada no cérebro do animal causa disfunção da atividade elétrica normal pela dramática mudança de pressão (ROÇA, 2002), seguida do colapso cerebral imediato capaz de insensibilizar profundamente o animal.
Como funciona uso do gás na insensibilização de suínos
A cada estágio os suínos recebem menos oxigênio e mais gás CO2, que por ser mais pesado que o ar, irá se concentrar no fundo. Dessa forma, com a falta de oxigênio o animal entrará em um estágio de coma profundo, mantendo todos os sinais vitais ativos.
Métodos mecânicos (concussão) –> percussivo penetrativo: realizado com pistola com dardo cativo, acionado por ar comprimido (pneumáticas) ou cartucho de explosão; percussivo não-penetrativo: apenas realizado por pistolas de dardos de percussão, que causam a concussão com o impacto, sem a penetração do dardo no crânio ...
Atordoamento ou Insensibilização: é o processo aplicado ao animal, para proporcionar rapidamente um estado de insensibilidade, mantendo as funções vitais até a sangria; 2.7. Sensibilidade: é o termo usado para expressar as reações indicativas da capacidade de responder a estímulos externos; 2.8.
37 curiosidades que você vai gostar
O atordoamento dos animais é feito para lhes conferir um estado de insensibilização. Uma anestesia baseada na indução de dióxido de carbono origina uma grande preocupação de garantir todo o bem-estar animal.
Determinado pelo processo adequado, o atordoamento consiste em colocar o animal em um estado de inconsciência, que perdure até o fim da sangria, não causando sofrimento desnecessário e promovendo uma sangria tão completa quanto possível (GIL & DURÃO, 1985).
Ciocca explica que existem diversos métodos de insensibilização de aves e suínos na hora do abate. O uso da pistola de dardo cativo, da atmosfera controlada (uso de gás) e da eletronarcose são os procedimentos mais conhecidos.
Os métodos mais utilizados para insensibilizar suínos antes do abate são o atordoamento elétrico (eletrocussão e eletronarcose) e a exposição ao dióxido de carbono.
Esse método consiste em realizar a imersão da cabeça do frango em água salina, onde uma corrente elétrica passa para o corpo da ave da cabeça para os pés, que são presos a uma nória de condução, que funciona como terra.
Insensibilização: todo processo induzido deliberadamente que cause a perda da consciência e da sensibilidade a dor, incluindo qualquer processo que provoque a morte imediata.
A sangria é realizada pela secção dos grandes vasos do pescoço, à altura da entrada do peito.
Numa boa sangria, necessária para a obtenção de uma carne com adequada capacidade de conservação, é removido cerca de 60% do volume total de sangue, sendo que o restante fica retido nos músculos (10%) e vísceras (20 – 25%) (PISKE, 1982; HEDRICK et al., 1994; SWATLAND, 1999).
A sangria (Figura 7) feita de forma correta deve remover 60% do sangue do animal e os 40% restante ficará retido em músculos e víceras. Uma sangria mal feita causa putrefação da carne. Antes da remoção do couro, para aproveitamento dos mocotós, corta-se as patas dianteiras.
Equipamentos de manejo dos suínos
Para facilitar o manejo, a equipe responsável pelo embarque deve utilizar instrumentos leves e de fácil manuseio, tais como: tábua de manejo e/ou lona; • chocalhos/remos; • contato com as mãos; • vassoura de condução; • bandeira; • ar comprimido.
O caminhão para transporte de suínos deveria ter uma carroceria adequada para não machucar os animais, e a carga deverá ocupar todo o espaço da carroceria, não deixando animais amontoados e muito menos espaços vazios que permitiria que os animais ficassem jogando uns contra os outros.
A fêmea deve estar perfeitamente em cio (imóvel), com a vulva higienizada. O cachaço não deve apresentar problemas de aprumos, sendo recomendado a realização de desinfecção do prepúcio 4 à 5 vezes por ano. A baia de cobertura não deve ter cantos e nem pontos que possam causar lesões nos animais.
Depois do exame, os animais são pesados e marcados. Em seguida, são colocados na pocilga, onde ficam em jejum por 24 horas, servidos apenas por água limpa. No dia seguinte, são levados para o abate através do corredor, onde são submetidos à ducha de água fria sob pressão bem forte.
O abate humanitário tem como objetivo reduzir sofrimentos inúteis do animal a ser abatido, sendo prioridade crescente em países desenvolvidos, com preferência de alimentos que atendam preceitos de bem-estar animal (CORTES 1994 & PICCHI 1996).
O Atordoamento (ou insensibilização) é o processo de tornar um animal imóvel ou inconsciente, com ou sem matá-lo, no momento ou imediatamente antes de abatê-los para o consumo de carne. Em muitos países é uma etapa obrigatória no abate de animais por razões humanitárias.
A pistola de dardo cativo acionada por cartucho de explosão é o método que tem recebido mais destaque nas publicações científicas. O dardo atravessa o crânio em alta velocidade e força, produzindo uma cavidade temporária no cérebro, é o método considerado mais eficiente e humano para o abate de bovinos.
“A inspeção post-mortem acontece em pontos específicos após o abate do animal, quando serão avaliados os órgãos, as vísceras e a própria carcaça na tentativa de buscar alguma evidência que possa indicar a presença de alguma doença, de algum problema”.
Numa boa sangria, necessária para a obtenção de uma carne com adequada capacidade de conservação, é removido cerca de 60% do volume total de sangue, sendo que o restante fica retido nos músculos (10%) e vísceras (20 ¾ 25%) [14, 22, 32].
Sangrando o bovino.
Uma faca muito afiada é usada neste processo: a ponta da faca corta a garganta do animal e remove até a papada, traqueia, esôfago e a veia jugular imediatamente abaixo da linha da mandíbula, para permitir que o sangue escorra.
A principal função da sangria de um arquivo é evitar que o material impresso fique com imperfeições, ou seja, áreas em branco. Esse defeitos desarmonizam a estética visual do produto.
Qual volume de água oxigenada para descolorir cabelo preto?
O que é o que é uma galinha nanica com uma flor no bico?
Qual o procedimento dos embargos à execução?
Quais são as coberturas para os seguros de responsabilidade civil?
Quais são os tipos de planejamentos da escola?
Como calcular os dias de férias proporcionais?
Quem são os filhos de Giovanna Antonelli?
Qual é a espada mais perigosa?
O que é avaliação da aprendizagem escolar?
Quem é o tomador do serviço de Transporte?
Qual é a importância de uma boa comunicação?
Qual a função do aditivo espessante?
Quais são os meios de comunicação mais utilizado?