Sim. Estar é um verbo de estado.
* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.
Um verbo de estado expressa uma propriedade de uma situação ou condição que está localizada no sujeito. Ele apresenta situações dinâmicas, e os envolvidos no processo verbal não sofrem nenhuma alteração, e por isso, o argumento desse verbo é inativo.
Significado de Estar
verbo transitivo indireto Padecer ou sofrer (quando utilizado com a preposição "com"): ela está com tuberculose; os passageiros estavam com medo. Permanecer, durante um tempo, em determinado momento ou lugar: estamos em greve; o presidente nunca esteve em Madrid.
Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
27 curiosidades que você vai gostar
Significado de Estou
Estou vem do verbo estar.
Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
Os verbos transitivos são aqueles que vêm acompanhado de objeto, isto é, complemento. Esse objeto é o ser em que termina ou para onde se dirige a ação verbal que vem do sujeito. Os verbos transitivos podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
Verbos são palavras que indicam AÇÃO, ESTADO OU FENÔMENO DA
Verbos de FENÔMENO DA NATUREZA são por exemplo:NEVAR, CHOVER, RELAMPEJAR,... Verbos de AÇÃO são os mais comuns:OLHAR, CORRER, CHORAR, CAIR, PENSAR, AMAR, VER, ESCREVER, FALAR, CANTAR,... ... Exemplos: Chove muito lá fora.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo.
...
Exemplos de verbos regularesVerbo estudar;Verbo cantar;Verbo amar;Verbo achar;Verbo aprender;Verbo correr;Verbo viver;Verbo partir;
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos.
...
Exemplos de verbos que indicam açãopensar;dividir;lutar;almoçar;nascer;acreditar.
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.
O verbo transitivo indireto é aquele que necessita da mediação de uma preposição para se ligar ao seu objeto. Seu complemento é o objeto indireto.
Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto.
Verbos de ligação ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado. Não indicam uma ação realizada. Fazem parte do predicado nominal, introduzindo o predicativo do sujeito.
...
Verbos de ligaçãoser;estar;parecer;ficar;tornar-se;continuar;andar;permanecer.
Verbos que não precisam de complemento
As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.
* Os verbos estar, permanecer, ficar e continuar poderão se classificar como intransitivos quando indicarem a posição do sujeito num dado lugar. Os alunos permaneceram no pátio. Os professores estão na secretaria. * Muitas vezes, alguns verbos intransitivos ou transitivos podem exercer a função de verbo de ligação.
Quanto tempo leva para amendoeira dar frutos?
Como harmonizar a cozinha Feng Shui?
Como plantar uma trepadeira na frente de casa?
O que colocar no final de uma declaração?
Como usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo?
Como escrever uma fração no whatsapp?
Como escrever uma carta de admissão?
Como usar o enraizador nas plantas?
O que dar para gato com sarna?
Como fazer uma boa propaganda no Instagram?
O que é Síndrome da hiperestesia felina?