A indução floral refere-se aos eventos que sinali- zam à planta a alteração do seu programa de desen- volvimento. Como conseqüência, o meristema caulinar se reestrutura para produzir um primórdio floral, em vez de um primórdio foliar.
As técnicas do manejo da indução floral, além do uso do regulador de crescimento vegetal Cultar (PBZ), exigem uma série de práticas envolven- do poda, nutrição equilibrada e irrigação, ajustadas de acordo com cada fase fenológica e com o controle fitossanitário adequado.
Sua forma de aplicação mais eficiente é através da diluição do produto em um ou dois litros de água, que é despejado junto ao colo ou na projeção da copa. É importante que esta área seja irrigada normalmente, depois da aplicação, pois é a água que leva o produto até as raízes, para ser absorvido pelas plantas.
A aplicação do paclobutrazol, além de alterar características fenotípicas da planta (florescimento, encurtamento dos entrenós, entre outras), pode modificar a concentração de carboidratos bem como a relação de carboidratos na parte aérea/raízes (OKUDA et al., 1996 e CRUZ et al., 2007).
Entre os reguladores vegetais utilizados na cultura da mangueira, o uso do paclobutrazol (PBZ) tem permitido manejar o crescimento vegetativo necessário ao manejo da floração. O incremento na produtividade é determinado pela fixação e massa de frutos.
CULTAR 250 SC contém paclobutrazol, um fitoregulador, que atua inibindo a síntese de giberelinas, produzindo uma diminuição do crescimento vegetativo. O beneficio advindo do uso de Cultar 250 SC manifesta-se numa folhagem maia equilibrada e na redução de crescimento vegetativo e podas.
A indução artificial da floração na cultura do abacaxi por meio de reguladores de crescimento vegetal tem sido amplamente empregada há bastante tempo, com a finalidade de antecipar e uniformizar a colheita. ... Várias substâncias podem ser usadas com a finalidade de induzir a floração do abacaxi (REINHARDT, 2004).
Pode igualmente se referir ao mecanismo de indução da floração, identificando os processos fisiológicos e bioquímicos que conduzem à floração. Os fatores de indução podem ser endógenos ou exógenos.
Os fatores de indução podem ser endógenos ou exógenos. Entre os fatores endógenos pode-se citar o estado nutricional, teores hormonais e ciclos circadianos e entre os fatores exógenos, ou seja, externos, pode-se destacar o fotoperíodo, a irradiância, a temperatura e a disponibilidade de água.
Floração ou época de floração é a designação dada ao período do ano, ou à estação do ano, em que desabrocham as flores de determinada espécie ou grupo de espécies de plantas, estando então a planta em flor.
Figura 1 Fatores que influenciam o processo da floração Como já foi afirmado anteriormente, a nutrição é a base fundamental para o sucesso do manejo da indução floral.
O que é ortodontia Preventiva?
O que é a coisa mais rápida do mundo?
Qual o nome da cera que não precisa de papel?
É melhor tema escuro ou claro?
Para que serve o potássio no organismo humano?
Qual é o momento processual oportuno para apresentação de documentos pelas partes?
Como escolher os alimentos no supermercado?
Quem é o fabricante dos pneus Dunlop?
Qual fio usar para fazer terço?
Como fazer objeto de pesquisa?