A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.
A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.
É uma modalidade de culpa, expressamente referida no diploma penal, que consiste no agir sem precaução, de forma precipitada, imponderada, como, por exemplo, no caso uma pessoa que não sabe lidar com arma de fogo a manuseia e provoca o disparo, matando alguém.
Negligência: omissão; inobservância do dever. Exemplo: médico que, ao realizar uma cirurgia, esquece um bisturi dentro do paciente. Imperícia: falta de técnica necessária para realizar determinada atividade. Exemplo: engenheiro elétrico que assina um projeto de construção de um grande edifício.
O site Portal Médico traduziu esses três conceitos de uma forma bem sucinta: a negligência consiste em não fazer o que deveria ser feito; a imprudência consiste em fazer o que não deveria ser feito; e a imperícia em fazer mal o que deveria ser bem feito.
33 curiosidades que você vai gostar
Diferentemente da imprudência e da negligência (conceitos relacionados à falta de cuidado e atenção), a imperícia é a inabilidade e a ausência de conhecimento técnico. Ou seja, ela define alguém que deveria ter capacitação específica para realização da atividade, mas não tem, por inexperiência ou por despreparo.
Abaixo você confere exemplos de cada uma dessas categorias de incorreções adaptadas para a realidade corporativa. imprudência: trabalhar sem os equipamentos de proteção; negligência: permitir que o staff trabalhe sem esses EPIs; imperícia: funcionário manusear máquinas sem conhecimento técnico sobre elas.
O que é Negligente:
Ser negligente é mostrar-se insensível, é não assumir a devida responsabilidade diante de situações que demandam certo cuidado e atenção. Ser negligente é uma característica daquele que é indolente, preguiçoso, inerte, daquele que se ausenta no momento de exercer suas obrigações.
Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém. É o ato de depreciar, de não dar a algo o seu devido valor.
Quanto tempo devo deixar o tioglicolato no cabelo?
Qual a frequência do som agudo?
Quantos dias para desinflamar a garganta?
Quem são considerados dependentes?
Quantas pessoas morrem por causa de drogas no Brasil?
Como emitir o boleto do licenciamento 2020 DF?
O que é degustação de produtos?
Quais as ferramentas utilizadas no Design Thinking?
É possível ter hipotireoidismo e ser magro?
Quem tem CEA pode trabalhar onde?
Como controlar plantas invasoras?
Como avaliar indicadores de saúde?
Como quitar protesto em cartório?
Quanto tempo a multa pode ficar suspensa?