Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem uma meta da pessoa afetada.
O termo iatrogenia deriva do grego (iatros = médico / gignesthai = nascer, que deriva da palavra genesis = produzir) e significa qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica 1,2. O termo doença cardíaca iatrogênica é usualmente definido como doença do coração induzida pelo médico 1,2.
Tratamento da iatrogenia
Na iatrogenia medicamentosa, a interrupção ou modificação do medicamento pode ser realizada sem a necessidade de intervenção médica direta. É importante consultar um médico após o início de um sintoma ou um efeito adverso durante o tratamento.
A palavra iatrogenia provém do grego e se refere a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela prática dos profissionais da saúde, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente(1).
Iatrogenia relacionada a medicamentos (Tabela 3) foi evidenciada em 18 ocasiões, correspondendo a 32,1% dos episódios iatrogênicos. Entre as drogas, predominaram como causadoras de iatrogenia, os quimioterápicos, digitálicos, neurolépticos e antiinflamatórios não hormonais.
29 curiosidades que você vai gostar
Os idosos em geral estão mais propensos à iatrogenia já que costumam ter uma polifarmácia. Isto é, em decorrência de diversas comorbidades, muitos remédios são usados diariamente para tratamento destas diversas doenças.
Quando se trata de idosos, a iatrogenia tem maior impacto, pois as modificações determinadas pelo envelhecimento, pluripatologia, a maior frequência de procedimentos diagnósticos, o uso frequente de medicamentos inclusive associados, maior tempo de internação, a utilização de métodos terapêuticos mais agressivos e ...
As mais comuns iatrogenias acometidas pelos profissionais de enfermagem são relacionadas a medicamentos como: omissão de doses, administração em concentração incorreta, aplicação em horários e vias impróprios, administração de medicamentos em pacientes trocados, assim como aplicação de fármacos errados decorrentes de ...
1) Via Parenteral
A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.
Como se mede um ângulo interno?
O que mede as ondas eletromagnéticas?
Quantos amperes um alternador pode produzir?
Como descobrir a inclinação do telhado?
Como medir amperagem de uma lâmpada?
Quantos centímetros tem a trena?
Qual a fórmula para calcular o valor de um campo elétrico criado por uma carga pontual?
Onde é a temperatura inguinal?
Como saber zoneamento pelo IPTU?
Como medir a resistência da terra?
Como calcular a profundidade de um poço?
Como avaliar o preço de uma moto usada?