Heterose ou vigor híbrido é um fenômeno caracterizado pelo melhoramento ou aumento de qualquer qualidade biológica em uma prole híbrida ou mestiça, ou seja, com pais sem parentesco ou com parentesco muito distante.
Miranda e Freitas (2009) conceituam heterose como o fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais. Eles também afirmam que o cruzamento de animais de raças diferentes é a maneira mais rápida de fazer melhoramento genético dos bovinos.
Heterose é um fenômeno genético que ocorre quando animais geneticamente distantes se cruzam. ... Quando o acasalamento é feito entre animais de grupos genéticos diferentes, como taurinos e zebuínos, acontece a heterose, que faz com que a média do valor genético da progênie seja superior ao valor genético dos pais.
Ø A heterose é o incremento de vigor de uma planta (ou animal) oriunda de um cruzamento, de tal modo que se diferencie da média dos pais (Destro). Pode ser observada em vários caracteres como altura da planta, produtividade, até outras menos evidentes, como tamanho de células, vigor, competitividade.
Também chamada de vigor híbrido ou choque sanguíneo, a heterose é um fenômeno pelo qual os filhos provenientes de cruzamento de raças diferentes apresentam melhores desempenhos, como maior produtividade, resistência e precocidade que seus pais.
41 curiosidades que você vai gostar
A heterose é o fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais. A heterose é mais pronunciada quanto mais divergentes (geneticamente diferentes) forem as raças ou linhagens envolvidas no cruzamento e mais adversas forem as condições de manejo.
Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse.
A heterose também depende das diferenças genéticas entre as raças que estão sendo utilizadas. Isso quer dizer que quanto maior a distância genética entre as raças, maiores serão os benefícios da heterose. Já a heterozigose é a quantidade de genes vindos de raças diferentes.
Endogamia em plantas é o efeito do cruzamento natural ou artificial entre indivíduos relacionados por ascendência, ou seja, que possuem certo grau de parentesco entre si.
Vídeos Comercial Mídias Serviços Conteúdo Gratuito Veterinária Por outro lado, as espécies autógamas possuem genoma em estado homozigoto (AA ou aa) como conseqüência das autofecundações sucessivas, que resultam na formação natural de linhagens puras (todos os locos teoricamente em homozigose).
Diversos fatores podem afetar a heterose, como, por exemplo, o nível de heterozigose materna e individual, a distância entre as raças envolvidas, a frequência gênica específica presente nos animais utilizados e as interações com o ambiente.
A heterose tem 3 componentes: individual (acontece quando a descendência é cruzada), materna (quando a mãe é cruzada) e paterna (quando o pai é cruzado). Deste modo, um cruzamento entre duas raças puras dará lugar a uma descendência que manifestará heterose individual, o que melhorará a sobrevivência.
Ao se acasalarem indivíduos aparentados (maior percentagem de alelos idênticos por descendência), aumenta-se a probabilidade de características deletérias que estavam "escondidas" pela heterozigose serem expressas. Isso ocorre porque, em geral, alelos deletérios são dominados por alelos favoráveis.
i) Sistema de cruzamento simples - é definido como sendo o acasalamento envolvendo somente duas raças com produção da primeira geração de mestiços, os chamados F1. Não há continuidade, machos e fêmeas são destinados ao abate. ... Produz animais conhecidos como "puros por cruza" ou PC.
Realiza-se o cruzamento quando se deseja obter vigor híbrido ou heterose, que é a superioridade da progênie em relação à média dos pais, e/ou reunir em um animal as características favoráveis de cada uma de duas ou mais raças, utilizando a complementariedade e os efeitos da diversidade genética.
Basicamente os cruzamentos podem ser classificados em três sistemas: i) cruzamento simples; ii) cruzamento contínuo; e iii) cruzamento rotacionado ou alternado.
Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consanguíneo ou endogâmico.
Em algumas espécies, principalmente em animais e plantas alógamas, a endogamia pode levar à depressão endogâmica. A depressão endogâmica é a perda de vigor na descendência ocasionado pelo aparecimento de genes detrimentais e letais em condição homozigota nas descendências (caráter com algum nível de dominância).
A endogamia A endogamia, também conhecida popularmente por consangüinidade, é o resultado do acasalamento entre indivíduos mais aparentados entre si que a média de uma população.
Agência de Informação Embrapa Cruzamento Triplo ou Tricross. Consiste na utilização de uma segunda raça européia, geralmente a Pardo-suíça, a Jersey ou a Simental, nos cruzamentos com animais Holandês X Zebu, obtendo-se animais denominados tricross , mantendo-se um bom nível de vigor (heterose).
Portanto, conhecendo-se a heterozigose, tem-se uma estimativa da heterose. Hz = heterozigose; SnSm = representa o somatório dos produtos da composição genética do pai relativa à raça "i" pela composição genética da mãe relativa à raça "j"; Si = composição genética do pai relativa à raça "i" (i = 1,2...n);
Os cruzamentos podem ser do tipo:
Rotacionado: uso de apenas duas raças, segurando as fêmeas para reprodução, sendo estas acasaladas com animais da raça da mãe ou do pai (retrocruzamento);
Terminal: cruzamento entre duas raças, onde todos os produtos são destinados ao abate;
O melhoramento genético da soja é um processo contínuo de desenvolvimento de novas cultivares. Os programas de melhoramento são assentados em objetivos gerais e específicos e visam a solução das limitações reais ou potenciais das cultivares frente aos fatores bióticos e abióticos que interferem na produção da soja.
O melhoramento genético é a ciência utilizada para a obtenção de plantas com características específicas.
...
Desse modo, o melhoramento genético pode ser realizado por uma variedade de métodos, como:
Linhas puras;
Multilinhas;
Híbridos;
Sintéticos e outros.
Esse processo é chamado de domesticação das plantas, ou melhoramento genético convencional, e tem a finalidade de produzir sementes híbridas de alimentos que possuam certas qualidades atraentes para quem consome (como cor, forma e sabor) e também para o agricultor, interessado na produtividade e resistência da espécie ...
Qual o novo estado da matéria?
Quais são os principais problemas do Brasil que entraram no crescimento socioeconômico?
Qual é o melhor modo de lavar e secar o cabelo?
Quais os perigos da constelação familiar?
Quais os poderes de um Presidente no Brasil?
Quantas latas de areia para um saco de cimento para levantar parede?
Quais eram as reivindicações dos revoltosos marinheiros?
Quais os tipos de produtos segundo a norma ISO 9001 2015?
Qual a personalidade da cor preta?
Quais os principais pontos da ética de Nietzsche?
Pode fazer atividade física depois da criolipólise?
Como chamar a atenção de um homem libriano?