Heterodoxia (do grego heteródoxos, "de opinião diferente") inclui "quaisquer opiniões ou doutrinas que discordem de uma posição oficial ou ortodoxa". Como adjetivo, heterodoxo é usado para descrever um assunto como "caracterizado por desvio de padrões ou crenças aceitos" (status quo).
1. Contrário aos princípios de uma religião. 2. Herético.
Significado de Heterodoxia
Condição da pessoa contrária às regras, aos dogmas e às opiniões estabelecidas por um grupo. Comportamento ou ideologia de quem pratica heresia, de quem nega a fé cristã.
HETERODOXO: diz-se de doutrinas, livros, teses, contrários a algum padrão ou dogma. Um pseudo-antônimo seria o termo Ortodoxo: Orto = correto, certo; Doxo:Opinião, comum; Significado de Ortodoxo: Que está conforme a uma doutrina definida; p. ext., que é rígido em suas convicções.
A ortodoxia é a corrente doutrinal que declara que representa a visão correta, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos. O contrário é a heterodoxia. Os cristãos ortodoxos, por força da denominação, são os que professam toda a doutrina da fé cristã de acordo com o magistério da Igreja.
40 curiosidades que você vai gostar
Enquanto os católicos seguem fielmente o papa, os ortodoxos possuem maior independência: a única função do patriarca – o cargo mais alto em sua hierarquia – é manter a unidade da Igreja. As cruzes também não são iguais: a dos ortodoxos tem três barras.
Os cristãos ortodoxos acreditam num único Deus que é ao mesmo tempo três e um (triuno): o Pai, o Filho e o Espírito Santo, "um em essência e indivisível". A Santíssima Trindade consiste de três pessoas divinas distintas (hypostases), que partilham uma única essência divina (ousia) - sem criador, imaterial e eterna.
O que é Ortodoxia:
Para os pensadores ortodoxos, a visão apresentada pela ortodoxia é tida como a única correta, pois seria baseada em princípios metafísicos e científicos. Este termo é normalmente associado à uma doutrina cristã, que é caracterizada por seguir rigorosamente todas as normas tradicionais da igreja.
A palavra ortodoxia tem sua origem no grego, onde “orthos” significa “reto” e “doxa” significa “fé” ou “crença”. Ortodoxo significa, portanto, aquele que segue fielmente um princípio, norma ou doutrina.
Heterodoxo é um adjetivo que significa herético, ou seja, que faz referência à heresia, uma doutrina que é contrária ao que é definido pela igreja em matéria de fé.
Enquanto a economia ortodoxa pode ser definida em torno do nexo "equilíbrio-racionalidade-individualismo", a economia heterodoxa pode ser definida em termos de um nexo "estrutura histórico-social-institucional".
1. Designa uma doutrina saudável. A sã doutrina sempre nos conduzirá a uma vida sã.
he·te·ro·do·xi·a |cs|
Oposição aos sentimentos ortodoxos.
3 sinônimos de ortodoxo para 2 sentidos da palavra ortodoxo: 1 severo. 2 rígido, rigoroso.
Os ortodoxos são os que cumprem estritamente os 613 preceitos estipulados pela Lei Judaica, conhecida como Halachá. Os preceitos estão ligados a alguns hábitos a serem adotados: a dieta, kosher, que estipula quais alimentos devem ser consumidos; o descanso aos sábados e as leis da pureza familiar.
Choque ortodoxo – Política econômica de combate à inflação que consiste em realizar um corte brusco na expansão monetária e redução intensa do déficit público, acompanhado de uma liberalização dos preços para que estes encontrem livremente seu ponto de equilíbrio no mercado.
Economia ortodoxa ou economia mainstream é uma expressão que se refere às teorias econômicas predominantemente ensinadas nas universidades. É associada à economia neoclássica, à abordagem das expectativas racionais e à síntese neoclássica, que combina os métodos neoclássicos com a abordagem keynesiana da macroeconomia.
Heterodoxia (do grego heteródoxos, "de opinião diferente") inclui "quaisquer opiniões ou doutrinas que discordem de uma posição oficial ou ortodoxa". Como adjetivo, heterodoxo é usado para descrever um assunto como "caracterizado por desvio de padrões ou crenças aceitos" (status quo).
A Igreja Católica Romana acredita na primazia de um dos bispos, o Bispo de Roma, que é o papa e este é a autoridade máxima nessa igreja. Por sua vez, os ortodoxos não creem na supremacia de nenhum bispo, sendo todos eles iguais.
Ela se reconhece como a verdadeira Igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, como sucessores dos apóstolos. Seus fiéis são chamados de cristãos ortodoxos.
Comunhão ortodoxa
A maior parte das igrejas ortodoxas usa o rito bizantino. Para os ortodoxos, o chefe único e líder da Igreja, e sem intermediários, representantes ou legatários, é o próprio Jesus.
As crenças, doutrinas e dogmas da Igreja Anglicana assemelham-se às católicas. Dentre as principais semelhanças destacamos os fatos de os anglicanos acreditarem na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.
O Cisma do Oriente ocorreria em 1054, após o patriarca Miguel Cerulário ser excomungado pelo papa de Roma. Com essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.
Pela tradição Greco-Melquita, os padres podem ser casados e podem ter um trabalho paralelo à sua atuação na paróquia. Na Igreja Católica latina, que todos conhecemos, somente os Diáconos permanentes podem estar em matrimônio. Uma curiosidade é que os padres casados não podem ser elevados a bispos.
Separação ou cisão em matéria religiosa ou política. 3. Grupo ou partido de dissidentes.
Como validar cadastro IUPP no Itaú?
Para que serve a tinta preto fosco vinílico?
Quais são os 4 possíveis objetos de uma licitação?
Como surgiu o esporte adaptado?
Quais as formas de antígenos provocam respostas de linfócitos T?
Como calcular o consumo de água diário por pessoa?
Qual a diferença de ônibus urbano e rodoviário?
Qual o número do azar no Brasil?
Como saber se meu marido é manipulador?
Como saber quanto eu calço na Europa?
Quem ganhou Flamengo ou floresta?
Quanto a poupança rende ao ano 2022?
Qual a diferença entre jurisdição contenciosa e voluntária?