O estudo do grafismo infantil não é, simplesmente, uma atividade descomprometida, antes ela envolve o desenvolvimento físico e psicológico da criança. Através dos desenhos elaborados por ela, podem ser observados seus movimentos corporais, a coordenação do seu desenvolvimento visual e sua percepção do meio ambiente.
Pode-se dizer que o grafismo é uma linguagem capaz de possibilitar a representação da realidade e do imaginário de uma pessoa. Ou ainda, o esboço gráfico pode desenvolver a criatividade, proporcionar autoconfiança, ampliar a bagagem cultural e facilitar o processo de sociabilidade.
“(...)...Com os seguintes objetivos:
Grafismo e Caligrafia – Introdução tem como objetivo iniciar o desenvolvimento do grafismo, das habilidades motoras finas e o reconhecimento das formas das letras. É indicado para crianças em idade pré-escolar e pode ser utilizado em escolas, em casa ou em atividades recreativas.
Quais são os materiais necessários para um bom desenho à mão...
Segundo o dicionário4, grafismo é a “técnica que consiste na elaboração de traçados preparatórios para a escrita, desprovidos de qualquer significação. Modo de traçar uma linha, de desenhar”.
O QUE SÃO RISCANTES? Tudo aquilo que a criança pode usar para marcar, desenhar, pintar: lápis, lápis de cor, giz de cera, giz pastel, canetinhas, pincel atômico, canetões, lápis carvão, caneta, tinta guache, cola colorida, giz de quadro, marcador permanente, aquarela, pincéis e rolos, etc.
Os grafismos são estilos característicos dos elementos gráficos utilizados por um artista nos seus desenhos ou pinturas, ou modo pessoal de escrever, letra ou caligrafia (BUENO, 2007).
O desenho da criança expressa o sensível de sua existência, constituindo o reflexo de seus sentimentos e de suas experiências na sociedade, mostrando o início de sua compreensão do mundo que a cerca.
Abaixo oferecemos algumas dicas para ajudar nessas questões. As atividades de grafismos e caligrafia devem ser constantes e bem planejadas: as atividades normalmente devem durar de 10 a 15 minutos. A prática espaçada é fundamental para o domínio de atividades motoras.
O processo de alfabetização depende, sobretudo, da prática da leitura e da escrita. Essa prática deve ser incentivada na escola e também em casa, sempre respeitando a idade das crianças e garantindo o aspecto lúdico. A caligrafia é uma habilidade psicomotora e a melhor estratégia para aprender esse tipo de habilidade consiste na prática.
A Coleção Grafismo e Caligrafia, que faz parte do Programa Alfa e Beto de Alfabetizaçã o, oferece alguns aspectos práticos que devem ser seguidos no trabalho com a criança em idade de alfabetização. Abaixo oferecemos algumas dicas para ajudar nessas questões.
Mas os gráficos são importantes estratégias para o aprendizado lógico-matemático que pode ser incluído desde o maternal (3 anos). Além de ser, ao contrário que muitos pensam, bem fáceis de construir. Ens. Fundamental: Matemática (EF01MA21 e EF02MA22 e EF03MA26, EF03MA27 e EF04MA27 e EF05MA24)
Qual a teoria de Procurando Nemo?
Qual é a frase que o Papai Noel fala?
Qual a classificação da palavra primavera?
Porque é difícil lidar com o diferente?
Como curar síndrome do piriforme?
Como identificar um filho narcisista?
Como saber se tenho DARF a pagar?
Como estimular o Testiculo a produzir testosterona?
O que é bom para alergia a cloro?
Como recuperar número perdido por falta de recarga?
Como saber se vc tem cintura fina?
É possível ter alergia a sabonete?
Qual a característica do solo perto do Canal de Santos?
Tem algum cheiro que afasta ratos?
Quais os principais sintomas da falta de zinco?
Como agir com Passivo-agressivo?