Na visão de Santos, a globalização simboliza o auge do processo de internacionalização do mundo capitalista e pode ser explicada pelos seguintes fatores: a unicidade da técnica, a convergência dos momentos, a cognoscibilidade do planeta e a existência de um "motor" único na História, representado pela mais-valia ...
Os homens não são igualmente atores desse tempo real. Fisicamente, isto é, potencialmente, ele existe para todos. Mas efetivamente, isto é, socialmente, ele é excelente e assegura exclusividades, ou, pelo menos, privilégios de uso.
As principais críticas tecidas a respeito da Globalização dizem respeito à diferença no usufruto dos benefícios propiciados pelo fenômeno: as classes mais basais trabalham para enriquecer as classes mais privilegiadas, que dispõem de maior poder aquisitivo para gozar das benesses que essa dinamização do capitalismo ...
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
Em “Uma globalização perversa”, Santos enfoca a respeito da tirania da informação e do dinheiro, destacando como a informação é oferecida à humanidade e a emergência do dinheiro em estado puro como motor da vida econômico e social.
O saudoso professor emérito da Universidade de São Paulo e geógrafo Milton Santos já apontava a “violência da informação” em seu livro “Por uma outra globalização“. Vivemos sob a tirania da informação que serve ao poder econômico, que hoje se faz hegemônico em escala mundial.
Em seus últimos livros, Milton Santos tratou da globalização. ... O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica.
Os críticos da globalização temem que a exposição dos consumidores dos mercados recentes a produtos e marcas do mundo desenvolvido resulte na padronização dos gostos e aspirações - e, assim, na erosão da diversidade cultural.
No campo econômico, novamente a questão da desigualdade emerge como cerne das críticas direcionadas à globalização. A expansão das empresas multinacionais – apesar de conseguir diminuir os preços – é um duro golpe à livre concorrência, haja vista que poucas instituições passam a controlar boa parte do mercado mundial.
Efeitos da Globalização Existem vários elementos que podem ser considerados como consequências da globalização no mundo. Uma das evidências mais emblemáticas é a configuração do espaço geográfico internacional em redes , sejam elas de transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de capitais especulativos.
É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.
A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características. Sua manifestação não pode ser considerada linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região onde ela se estabelece, ganhando novos contornos e características.
Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento.
Como surgiram as primeiras creches?
Como fazer para reconhecer o SSD?
Quais foram os fatores que levaram o Brasil a investir na produção do biocombustível?
Como ler QR Code no celular Asus?
Como ativar o chat para todos no LoL?
Como faço para redimensionar várias fotos ao mesmo tempo?
Como ativar o leitor de QR Code no Redmi Note 8?
Como criar um atalho no Android?
Como fazer credenciamento no Sefaz-sp?
Quais celulares tem Wi-fi 5ghz?
O que fazer quando seu ouvido coça muito?
Como habilitar espólio em processo?
Como abrir Excel na área de trabalho?