A Gestão de Custos relaciona-se com os princípios da Administração Pública ao fornecer as informações para o gestor, possibilitando controlar os gastos, otimizá-los, saber da viabilidade de possíveis investimentos, a fim de atender as necessidades coletivas, com qualidade, transparência e respeito aos cidadãos.
O papel da gestão de custos é uma ferramenta primordial para a elaboração de um planejamento estratégico, pois fornece aos gestores melhores informações para a tomada de decisão. ... Para qualquer entidade, seja ela com fins lucrativos ou não a informação contábil é um instrumento de controle e análise do patrimônio.
“Despesa executada por entidade pública e que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da Lei Orçamentária Anual ou de Créditos Adicionais, pertencendo ao exercício financeiro da emissão do respectivo empenho.”
O Sistema de Informação de Custos do Governo Federal permite a mensuração de custos visando atender de forma uniforme todos os órgãos e entidades da estrutura federal.
O gerenciamento de custos é uma das partes mais importantes da empresa. É aqui que são controlados os gastos para que seja mantida a saúde financeira da organização. Por meio desse processo, o gestor pode identificar oportunidades de investimento, aumentar os lucros e tomar decisões mais assertivas.
Conforme Santos et al (2010), um sistema de gestão de custos é fundamental para fornecer informações que auxiliam a tomada de decisões e o planejamento e controle dos recursos da produção, constituindo instrumento gerencial para a sobrevivência da organização no ambiente competitivo.
O objeto de custo consome as atividades por meio da apropria- ção dos custos rastreáveis, que ocorre através do uso de direcionadores de custos. ... O custeio por atividades possui componentes do custeio pleno na medida em que trabalha com todos os custos.
Como funciona a contabilidade pública? O objetivo da contabilidade pública é administrar o patrimônio público por meio do registro de atos e fatos contábeis. ... Além disso, a análise contábil visa gerar relatórios que promovam a transparência e a prestação de contas à sociedade.
Em resumo, a análise de custo deve sempre estar relacionada ao planejamento e controle da operação para saber se o objetivo será alcançado com o desempenho estipulado e boa rentabilidade. Toda essa análise vai ajudar a orientar e definir as tomadas de decisões relacionadas principalmente aos investimentos e financiamentos.
O primeiro passo para realizar uma análise de custos eficaz é saber exatamente o que será medido como gasto desde o início da atividade produtiva. Na maioria das vezes, mede-se os custos em dinheiro, mas podem ser apurados em tempo, energia e outras variáveis que vão além das finanças. 2.
Como os custos fixos são mais fáceis e simples de serem identificados, geralmente, essa análise de custo é realizada com maior rigor em relação aos custos indiretos, visto que é necessário fazer uma mensuração utilizando algum critério de rateio.
Análise de custo é uma estratégia de custeio adotada pelas empresas que desejam ter um maior conhecimento e exatidão dos gastos da produção de bens e serviços de um determinado período.
Por que o setor de serviços cresceu tanto?
Como funciona A radiofrequência na estética?
Como tirar a permissão para abrir arquivos?
Como derreter o chocolate branco?
O que acontece quando a pessoa toma cachaça todo dia?
O que significa novo processo incidental?
O que é o julgamento citra petita?
Qual a diferença entre educador físico e professor de educação física?
Quais são os 3 tipos de contatos sociais?
Qual o país que mais utiliza energia nuclear?
Quantos slides para uma apresentação de 30 minutos?
Porque as caixas de abelhas são pintadas de azul?
Como se verifica o peso de uma pessoa?
Qual a comida preferida do mundo?
Quais os dois tipos de arte da Idade Média?
Quais áreas do conhecimento fazem parte da filosofia?
Como ativar o microfone do Google?
Qual a diferença entre a dialética idealista de Hegel e a dialética materialista de Marx?