A moda contemporânea promove tendências baseadas nos anseios atuais, de uma expressão mais alternativa adequada à subjetividade, ao fluido. Esse novo olhar para a moda respeita as escolhas, oferece opções e celebra o diverso. É a partir desse movimento que surge o conceito de moda sem gênero - ou genderless.
Trata-se de roupas que foram criadas para qualquer pessoa, é uma maneira de oferecer liberdade de expressão e identificação. É exatamente nisso que ela se diferencia da moda unissex que é pensada para vestir todos os gêneros, então ela ainda possui a percepção de gêneros.
A moda sem gênero, também conhecida como genderless, agênera ou unissex, é uma tendência do mundo virtual e das lojas físicas. Grandes marcas e estilistas têm colaborado para impulsionar um novo mercado de consumidores ainda mais exigentes e motivados a comprarem as roupas que bem entenderem.
Identidade de gênero
É independente do sexo (ou seja, das características biológicas), está relacionada a identificação de uma pessoa com o gênero masculino ou feminino. Algumas pessoas se identificam com um gênero diferente do que é imposto a elas em função de seu sexo biológico.
Afinal, o que é Moda Sem Gênero? A diferença entre peças de roupas surgiu principalmente no período renascentista. O visual que tinha mangas justas, espartilho, corpetes e saias deixavam a silhueta do corpo da mulher mais acentuada e o diferenciava da moda “masculina”.
26 curiosidades que você vai gostar
Significado de Unissex
adjetivo Que pode ser usado por homens ou por mulheres; diz-se do que é feito tanto para homens quanto para mulheres: roupa, calçado, corte de cabelo ou serviço unissex. Pronuncia-se: /unissecs/. Etimologia (origem da palavra unissex). Do ingles unisex.
Enquanto sexo se refere às categorias inatas do ponto de vista biológico, ou seja, algo relacionado com feminino e masculino; o gênero diz respeito aos papeis sociais relacionados com a mulher e o homem (Moser, 1989).
Gênero fluido: identidade caracterizada pela mudança periódica de gênero. Mulher não binária (não binárie): identidade da pessoa não binária que, por alguma razão, pode se aproximar do gênero feminino. Ex.: uma pessoa não binária que, em situações em que seu gênero não é aceito, acaba adotando a identidade feminina.
Ela inclui estilo de vida, linguagem verbal e cultura. É uma das maiores formas de expressão e identidade, já que na maioria das vezes ela é visual. Ela reflete as gerações e os momentos pelos quais passamos, além de ser possível realizar uma análise sobre a moda de qualquer época da história.
Mais amplo e um pouco mais atual do que ele, o termo plurissex busca abranger uma ideia de inexistência de gênero ou de todos os sexos para uma mesma moda. Este também vem sendo substituído por nomes como agender, agênero, genderless ou moda não binária.
Note-se que "transgênero" e "cisgênero" são noções independentes da orientação sexual. "Fluido" (ou "gênero-fluido") designa uma pessoas cuja identidade sexual é variável, que passa do masculino ao feminino, ou até mesmo ao gênero neutro.
O que é não binário. Segundo Camila, “o não binário é aquela pessoa que não se identifica com nenhum dos dois gêneros que tradicionalmente foram associados aos dois sexos: o de masculino para os homens e feminino para mulheres”.
Gênero ou género binário é a classificação do gênero e sexo em duas formas distintas e opostas, tal como masculino ou feminino. É um tipo comum de sistemas de gênero.
Confira abaixo os mais de 30 tipos de gênero reconhecidos:Male-To-Female (Macho-para-fêmea)Trans Person (Pessoa trans)Gender Fluid (Gênero fluido)Non-Binary Transgender (transgênero não binário)Androgyne (andrógena)Femme.Bi-Gendered (Bi-gênero)Man (Homem)
LGBTQ+ é uma sigla que representa: lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, queer e outros grupos de gênero e sexualidade. O termo foi aprovado no Brasil em 2008 em uma conferência nacional para debater os direitos humanos e políticas públicas de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais.
Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.
[ Gramática ] Diz-se de ou género , existente em alguma línguas, de palavras que não indicam macho nem fêmea ou que não se consideram masculinas ou femininas (ex.: género neutro; na enunciação dos adjetivos latinos, primeiro vem o masculino, depois o feminino e por fim o neutro, como em neuter, neutra, neutrum).
25 conselhos para alguém que se identifica como não-binário"Vista as roupas que fazem com que você se sinta como você mesmo — não importa em qual seção da loja as encontre." ... "Experimente como você quer se apresentar para as pessoas até descobrir o que é melhor pra você."
Fale de maneira clara e direta.Diga algo como “Ei, Jéssica, eu queria dizer que eu sou não binário. ... Talvez seja bom dizer algo como “Eu compartilhei isso porque confio em você, mas seria legal se não falasse sobre isso com outras pessoas.
Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".
Para falar com pessoas de gêneros não-binários , o guia recomenda o uso dos artigos x/ile/dile , ao invés de a/ela/dela ou o/ele/dele . “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte qual o seu nome verdadeiro ?.
O binarismo de gênero na moda foi selado durante a Era Industrial, quando homens começaram a usar ternos e abandonaram as cores e as mulheres continuaram presas ao vestido. Para elas, usar calças era absolutamente escandaloso e a diferença nos trajes começou a representar a diferença dos sexos, inclusive na Ásia.
Uma pessoa que nasceu com sexo masculino, mas se identifica como uma mulher, é uma "mulher transgênero", ou mulher trans. Cabe destacar que o termo "transsexual" é usado com cada vez menos frequência. A identidade de gênero não deve ser confundida com a orientação sexual.
Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.
Quantos versos tem o poema a bailarina?
Praias tranquilas em florianópolis?
Quais fontes devo usar no curriculo?
O que significa a palavra comporiam?
Qual o gás que leva à morte por asfixia?
Quanto é possível ganhar de massa muscular em um mês?
Qual é o objetivo do capitalismo industrial?
Porque eu me estresso do nada?
Qual a diluição da tinta Suvinil?
Quantos decibéis a lã de rocha isola?
Qual o valor de 1 unidade astronômica em km Como este valor está relacionado com a Terra?
Como funciona o trabalho de parto normal?
Quais direitos uma pessoa com TDAH tem?
Qual é a cobra mais colorida do mundo?