Gamificação – do o inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.
Gamification (ou em português, gamificação) é uma técnica que usa jogos em situações que não são brincadeira. Ou pelo menos elementos deles: competição, cooperação, resolução de problemas, passar de fases, ganhar prêmios.
A palavra se origina do termo, em inglês, gamification, que significa, segundo Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht: “a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizada pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo.
A gamificação é uma técnica que vem sendo utilizada para tentar superar o desinteresse dos estudantes na escola. Trata-se de uma metodologia que se utiliza de elementos dos jogos para o processo de aprendizagem. A ideia é sistematizar ações muito presentes em jogos e aplicá-las em situações de não-jogo.
Também conhecida como “ludificação”, a gamificação em sala de aula tem como objetivo estimular os alunos no processo de ensino aprendizagem, por meio de brincadeiras e interfaces com as quais eles, enquanto nativos digitais, já estão familiarizados.
16 curiosidades que você vai gostar
Tipos de aplicações da gamificação1 – Gamificação em Treinamento Corporativo. O RH de uma empresa tem muito a ganhar ao implementar a gamificação nos seus processos. ... 2 – Gamificação na Integração de Novos Funcionários (Onboarding) ... 3 – Gamificação em Treinamento com foco em Vendas. ... 4 – Gamificação e Engajamento Social.
Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno. Sendo assim, as atividades baseadas na gamificação contribuem para que a criança ou o jovem se recorde com mais facilidade do material trabalhado, pois o processo de absorção está ligado ao lúdico.
No mundo dos treinamentos corporativos, gamificação consiste em aplicar elementos de jogos para o desenvolvimento das pessoas, incluindo itens como desafios, rankings e fases para que o aprendizado ocorra de forma lúdica, interativa e mais divertida.
A gamificação do trabalho representa uma metodologia inovadora no campo da motivação de funcionários. Através dela, é possível estimular comportamentos e adequar as ações individuais e coletivas conforme os padrões de produtividade exigidos pelas organizações.
A primeira dica sobre como aplicar a gamificação na educação é investir na contação de histórias. Do inglês storytelling, a contação de histórias serve para ambientar os alunos no contexto de uma determinada disciplina. Essa técnica ajuda a soltar a imaginação e despertar o interesse pela atividade proposta.
Dicas para implementar a gamificação em sua empresa. Entenda o problema e o contexto. Pontue as diretrizes e a missão dos jogos.
...
Benefícios da implementação da gamificaçãodesenvolvimento de habilidades e competências;estímulo ao trabalho em equipe;aumento a sensibilidade de colaboração e produtividade.
Gamificação é um termo adaptado do inglês – gamification – que define o emprego de técnicas comuns aos games em situações de não jogo. Ou seja, uma característica que, normalmente, aparece em jogos é adaptada para um contexto distinto, geralmente para motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa.
Para não ficar de fora dessa tendência, acompanhe, neste post, o que é e como inserir a gamificação nas suas práticas pedagógicas cotidianas!
...
6.1 Defina o objetivo pedagógico.6.2 Determine as faixas etárias.6.3 Tenha objetivos claros.6.4 Não se esqueça do diálogo.
Com a gamificação, o processo de aprendizado é construído de forma coletiva. Assim, o aluno tem a oportunidade de contribuir com suas ideias e conhecimentos, ajudando a melhorar o processo e deixando lições aprendidas para novos participantes. Ou seja, os jogos permitem mais facilidade na transmissão do conhecimento.
Os benefícios para os estudantes são imensos. Os jogos despertam o prazer de aprender, o protagonismo na aprendizagem, a autonomia, o desenvolvimento da memória e da assimilação de conteúdos, e ajudam a desenvolver as habilidades socioemocionais tão desejadas pelo mercado de trabalho do século 21.
A gamificação está relacionada com a aplicação das dinâmicas e metodologias presentes nos jogos (como sistemas de pontuação, fases, missões, conquistas e recompensas) em outros contextos, como um recurso de aprendizado, estímulo, motivação e modificação de comportamentos.
Etapas do Processo de Gamificação Descobrir as Necessidades. Entender o Público-Alvo. Planejar o Projeto. Implementar, Avaliar e Aprimorar a Estratégia.
Gamificação – do o inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.
“A gamificação pode ser aplicada no processo pedagógico por meio de jogos analógicos ou digitais. Mas, para despertar o interesse e o engajamento dos estudantes, é preciso que esta estratégia apresente elementos comuns de qualquer jogo, como sistema de pontuação e de recompensas, além de regras e metas claras.
7 dicas para engajar seus alunos através da gamificação1 - Trace o objetivo da aula ou do curso. ... 2 - Entenda seus alunos. ... 3 - Escolha os elementos dos jogos que serão utilizados. ... 4 - Defina as metodologias que serão utilizadas. ... 5 - Identifique os comportamentos que você espera dos seus alunos na realização das tarefas.
Storytelling (story + telling) significa contar história.
...
Seguem algumas dicas para começar a usar o storytelling nas suas aulas:Crie personagens com características peculiares para que os alunos se familiarizem com eles;Opte por criar histórias interdisciplinares que abarquem diferentes disciplinas ao mesmo tempo;
A gamificação pode ser adotada com estudantes das mais variadas faixas etárias e nos mais diversos contextos de aprendizagem — até na educação corporativa —, tornando a experiência de ensino mais engajadora e eficiente. Porém, essa é apenas uma das diversas vantagens de se implementar essa metodologia.
11 técnicas de como fazer storytellingReúna informações sobre sua marca. ... Concentre-se na ação. ... Foque nas partes mais relevantes. ... Adeque a mensagem ao meio. ... Dê ritmo para suas histórias. ... Aproxime as pessoas da sua história. ... Use a emoção para se aproximar do seu público. ... Estabeleça um conflito.
Em livre tradução, storytelling significa “contar histórias”. No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca.
Storytelling, que em tradução livre significa “contação de histórias”, é uma habilidade humana ancestral. Contudo, hoje, o termo significa o conjunto de técnicas desenvolvidas para a criação de narrativas com funções específicas.
Como saber em que série eu parei de estudar?
Como registrar um imóvel com formal de partilha?
Qual foi a bola mais rápida do mundo?
O que é qualidade na área da saúde?
Como se comportar como o Coringa?
Quais são os molhos Emulsionados?
Quantas vezes dar Papa para calopsita?
O que é assembleia empresarial?
O que fazer quando um voo atrasa?
O que significa os termos quinzena?
O que é contraditório no processo civil?
Qual a droga mais comprada no Brasil?
Quanto tempo dura um pastel frito na geladeira?
Qual a pena para invasão de terreno?
Como é a composição da Justiça do Trabalho?
Como retirar o nome de protesto em cartório?