O óleo da direção hidráulica é muito útil para lubrificar os mecanismos de direção do carro. Sendo assim, o bom estado desse fluido é essencial para que a condução do veículo funcione harmonicamente.
Existem dois tipos de óleo da direção hidráulica para você escolher: o sintético e o mineral. Os dois fluidos são diferentes, sendo que o fluido sintético tem uma cor esverdeada, enquanto o fluido mineral tem aparência avermelhada.
Todo óleo tem a função de lubrificação. E na direção hidráulica o fluido é utilizado para produzir a força hidráulica que auxilia o motorista no momento de esterçar esse veículo. Não tem nada a ver com lubrificação.
Se o nível estiver baixo, a direção vai ficar pesada e pode ringir. É preciso completar com o mesmo fluido recomendado pela montadora e observar se não há vazamentos no sistema. O óleo pode vazar por vedações no próprio reservatório, na caixa de direção ou na bomba. Pode, inclusive, passar para dentro do carro.
Chamado também de fluido de direção hidráulica, ele lubrifica as peças do sistema e ajuda a controlar a temperatura dos itens que compõem a caixa de direção. Quando realizar a troca? Antes, é bom saber que o óleo não pode baixar o nível. Se isto acontecer é porque há algum problema no sistema.
15 curiosidades que você vai gostar
Segundo o engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), sua troca é indicada por volta dos 50 mil km. Por outro lado, ele destaca que, mesmo se a quilometragem não for atingida, em dois anos é preciso substitui-lo mesmo assim.
Limpe a vareta com um pano limpo e insera no reservatório. Após 10 segundos, puxe a vareta e verifique o nível da vareta . Na vareta terá indicações sobre o nível do fluido. Se o seu reservatório é feito de plástico claro , no próprio reservatório tem o nível mínimo e máximo.
"O óleo da direção hidráulica, ao contrário de outros lubrificantes que fazem parte do conjunto do carro, não é consumível e portanto, não pode baixar o nível. Se isto acontecer é porque algo do sistema está comprometido", diz Adilson de França Lacerda técnico da TRW, empresa fabricante desse equipamento.
A classificação SAE (Society of Automotive Engineers) qualifica o lubrificante pela sua viscosidade, dividindo-se em dois grupos: os monoviscosos (o SAE apresenta apenas um número, como por exemplo “30” ou “10W”) e os multiviscosos (representados por dois números, por exemplo, “10W-30”).
Como os indianos chamam as mães?
Quais os semifinalistas da Copa do Brasil?
Como é a raiva de um capricorniano?
Quem pode fazer o concurso do TJ?
Como bloquear o aparelho celular?
Como saber se está na hora de ser mãe?
O que pode substituir o shampoo de cachorro?
Qual a diferença de creme belga e creme de confeiteiro?
Quando a interceptação telefônica é ilegal?
O que é ensino fundamental Ensino Médio?