A fecundação cruzada consiste em dois seres se fecundarem simultaneamente, como por exemplo, duas plantas diferentes, porém da mesma espécie, podem trocar pólen para a fecundação e assim garantir a recombinação genética.
Na fecundação cruzada os gametas são originários de dois indivÃduos distintos, que podem ter sexos diferentes ou não. A fecundação cruzada é a única forma possÃvel de fecundação em espécies de sexos separados.
Minhocas-da-terra, animais hermafroditas ou monoicos, durante a cópula. Nesse caso haverá a fecundação cruzada. Na maioria dos seres vivos, sejam dioicos (com sexos separados) ou monoicos, há troca de gametas entre indivÃduos diferentes. Os gametas se encontram e se fundem em um processo chamado fecundação cruzada.
A polinização cruzada distingue-se da autopolinização porque no primeiro caso, o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor, de um mesmo indivÃduo ou de outro. O agente principal da polinização cruzada é o vento, mas em algumas espécies, insetos e pássaros são importantes. E até mesmo pessoa.
A fecundação é o processo pelo qual o gameta masculino une-se ao gameta feminino para formar o zigoto ou célula-ovo. Entre os animais, existem duas formas de fecundação: a interna e a externa.
22 curiosidades que você vai gostar
A fecundação externa, como nos peixes e sapos, ocorre na água, fora do corpo dos pais. Apesar do meio às vezes adverso, muitos ovos se formam devido à liberação de um grande número de gametas. A fecundação interna acontece no interior do corpo da fêmea, envolvendo uma quantidade menor de gametas.
De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada.
Autopolinização ou polinização direta, é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita). É pouco frequente, ocorre na ervilha, no tabaco, no algodão e em muitos cereais, exceção do milho e centeio.
A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa. Para que ocorra a polinização cruzada é necessária a presença de um agente polinizador.
Na polinização cruzada, o pólen é transferido de uma flor para outra da mesma espécie. O polinizador leva o pólen da flor de uma macieira, por exemplo, para a flor de outro pé de maçã. A partir daÃ, acontece a fecundação e a produção de frutos e sementes.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
Fecundação externa
A reprodução deste tipo é encontrada em animais ovÃparos cujo desenvolvimento embrionário se dá dentro dos ovos. Entre os animais que se reproduzem por meio de fecundação externa, podemos mencionar os anfÃbios, peixes, além de moluscos, aracnÃdeos, insetos, entre outros.
São chamados de hermafroditas os organismos capazes de produzir tanto gametas masculinos quanto femininos, assumindo, portanto, papel de macho e fêmea. Essa estratégia ocorre em plantas e algumas espécies de animais, como alguns anelÃdeos e platelmintos.
As barreiras mecânicas também favorecem a polinização cruzada. O exemplo clássico é a alfafa, que tem uma membrana sobre o estigma que impede a fecundação do grão de pólen da própria flor. A fecundação só ocorre quando a barreira é rompida por insetos polinizadores, que trazem pólen de outras plantas.
Reprodução das minhocas
Esse processo chama-se fecundação cruzada. Feita a troca de espermatozoides, as minhocas se separam e cada uma secreta um casulo em torno do clitelo. Nesse casulo, são lançados os óvulos e os espermatozoides, ocorrendo a fecundação externa e formando-se, assim, os ovos.
Por que a polinização cruzada favorece maior variabilidade genética nas plantas? Resposta: Porque na polinização cruzada há a participação de células de duas plantas que podem ser geneticamente diferentes.
Acerola, castanha-do-brasil, maçã, maracujá, melancia, melão e tangerina estão entre as 32 espécies (35%) que precisam obrigatoriamente da polinização.
Os tipos gerais de polinização são os seguintes:Anemofilia: através do vento;Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, como exemplo a polinização efetuada por moscas ou a Melitofilia;Cantarofilia: com auxÃlio de besouros;Falenofilia: através de mariposas;
Tipo de polinização de uma flor em que o pólen é transportado pelo vento. As flores das plantas anemófilas apresentam determinadas caracterÃsticas que facilitam a polinização pelo vento. Os grãos de pólen são pequenos e muito abundantes.
As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada. Muitas vezes confundidas como uma flor única, como é o caso das margaridas, as inflorescências, na verdade, são vários conjuntos dessas estruturas.
Parte do carpelo onde ficam retidos os grãos de pólen e sobre a qual germinam. Na maioria das flores, o estigma localiza-se na extremidade do estilete, que estabelece a ligação desta estrutura ao ovário.
A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.
A fecundação pode ser interna ou externa:
A união entre os gametas ocorre no ambiente. A fecundação externa ocorre em sapos e peixes. No caso da fecundação interna, o encontro entre os gametas ocorre dentro do organismo. Os gametas masculinos são colocados no interior do organismo feminino.
Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. Esse é o caso, por exemplo, dos sapos. Nesses animais, o macho e a fêmea unem-se, o macho abraça a fêmea e ambos liberam os gametas juntos. Os espermatozoides, então, fecundam os ovos, que se desenvolvem no ambiente.
Para o médico ginecologista Waldemar Alves do Amaral, a possibilidade de pessoas do sexo masculino engravidarem existe, mas somente no futuro. “Pessoas hermafroditas hoje não conseguem reproduzir. Elas têm testÃculos, a área externa ambÃgua, os ovários não funcionam, o que as impede de ter filhos.
Como são chamadas as usinas nucleares de água pressurizada *?
O que são formadas as células procariontes?
Como também são chamados os carboidratos?
Quais são as diferenças de composição e estrutura entre RNA e DNA?
Quais são os três ambientes de marketing?
Qual o nome de quem só come carne branca?
Quais são as placas que formam a litosfera?
O que acontece com o corpo quando estamos com fome?
Como são chamados os corpos sólidos que não deixam passar a luz?
Como neutralizar o veneno de abelha?
Como os compostos covalentes é moleculares podem ser encontrados?
Como nivelar terreno sem trator?
Qual é a fórmula que representa a força eletromotriz?
Quais são os dentes Pré-molares?
Tem como pagar Airbnb com boleto?