A constelação familiar é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Num primeiro olhar, a técnica tem conteúdos parecidos aos do psicodrama, por conta da dramatização de situações, e da psicoterapia breve, pela ação rápida.
A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para ser o problema e uma pessoa para representar ela mesma.
“Precisa ter um foco, um objetivo. Deve ter um ponto de partida e um de chegada. A Constelação é como um GPS e vai fazer esse percurso”, exemplifica. A partir disso, o constelador vai montar o sistema familiar com as representações, sejam pessoas ou bonecos, e reproduzir aspectos da vida familiar do cliente.
Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...
Respeitar as escolhas faz parte dessa dinâmica onde a constelação procura fazer com que a pessoa possa encontrar o seu lugar no grupo, trazendo a tona o sentimento de gratidão, permitindo assim que a vida flua”. Acrescenta ainda Del Mar que a constelação revela informações que estão no inconsciente.
21 curiosidades que você vai gostar
A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.
Entender como fazer a Constelação familiar pode te ajudar a tomar a diretriz correta. Como vimos acima, é preciso o acompanhamento de um constelador formado para te guiar na sessão. É por meio dele que encontrará os caminhos que necessita por hora. Não tente fazer tudo sozinho, muito menos as sessões de terapia!
Constelar alguém é acessar o seu campo inconsciente para que consigamos entender o que provoca a sua dor. Não é apenas fazer uma interpretação, mas, sim, perceber o que está sendo experimentado no agora.
O tema para constelar
No início do trabalho, há uma pequena conversa entre o facilitador e o cliente. Não é necessário que o cliente repasse muita informação: esse momento é apenas uma oportunidade para o cliente se conectar com sua questão e o facilitador se conectar com o cliente e o que ele traz para o trabalho.
Quem tem depressão pode ter convulsão?
Qual foi a primeira atividade econômica do ser humano?
O que fazer quando receber a carta de concessão do INSS?
Quais os signos mais caprichosos?
Como usar corretamente os pronomes demonstrativos?
Quais são os requisitos para a suspensão condicional do processo?
Quantas voltas duram um pneu duro?
Para que serve o tapete proprioceptivo?
Quem são os pais da Igreja primitiva?
O que a Bíblia diz sobre a imortalidade?
Quais são as estratégias promocionais?
O que é o princípio da força normativa da Constituição?
Quantos livros dá para ler em um mês?
Como saber resolver questões de matemática?