O que é fase de homologação?

Pergunta de Duarte William de Abreu em 31-05-2022
(37 votos)

A fase da homologação ocorre após a verificação e comprovação de que todo o processo licitatório foi realizado de acordo com as leis, normas e regras vigentes, e conforme as normas do edital. A homologação é a aprovação da licitação.

O que é a homologação na licitação?

Homologação é, sob os planos da legalidade e da conveniência, o reconhecimento pela Administração da validade do procedimento licitatório como um todo, desde seu início (instrumento convocatório) até o seu término (vencimento do certame), e da necessidade administrativa em relação ao objeto licitado.


Quais são as fases de licitação?

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.

Quem homologa a licitação?

Já, a homologação do procedimento licitatório é o instituto de controle da legalidade e mérito (conveniência e oportunidade) de todo o procedimento, de modo que só será homologado se todos os atos anteriores estiverem em perfeita regularidade.

Quem homologa Pregão?

O Pregoeiro é o servidor encarregado de conduzir o Pregão cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como análise dos recursos, habilitação e adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor. Fonte: Dec. 5.450/2002 Art.

Tema: Você sabe o que é Homologação?


26 curiosidades que você vai gostar

Quem é a autoridade superior na licitação?

Autoridade superior: é a pessoa acima do presidente da comissão de licitação. É o responsável pelo órgão público que realizou a licitação, como o prefeito, secretario estadual ou presidente de um órgão ou instituição.

São fases internas da licitação?

Fase interna da licitação Requisição do objeto; Estimativa do valor; Autorização da despesa; Elaboração do edital, convite ou instrumento de contratação direta; Análise jurídica do instrumento; Publicação na Imprensa Oficial.

Quais são os tipos de licitação?

As modalidades de licitação são:Pregão.Concorrência.Leilão.Diálogo Competitivo.Concurso.Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)

O que vem depois da homologação?

Após a homologação, ocorre a nomeação dos aprovados e depois a posse. Nesse caso, é preciso aguardar e acompanhar as publicações no Diário Oficial e pela banca examinadora.

O que é um contrato homologado?

Em um contrato de trabalho, por exemplo, a homologação é feita para confirmar que a pessoa foi desligada e autenticar os valores da rescisão foram aprovados. A homologação só é obrigatória no caso de rescisões de contratos superiores a 1 ano.

Qual o prazo para homologar uma tomada de preços?

O prazo mínimo entre a divulgação do aviso e a data marcada para entrega das propostas na tomada de preços, será de 15 (quinze) dias. Quando se tratar de tomada de preços do tipo melhor técnica ou técnica e preço , o prazo será de 30 (trinta) dias.

Quanto tempo demora o processo de licitação?

Pregão: 15 a 20 dias para ser concluído; Convite: 30 a 40 dias para ser concluído; Tomada de Preços: 40 a 50 dias para ser concluído; Concorrência: 60 a setenta dias para ser concluído.

Qual o prazo para adjudicar?

TÉRMINO DO PRAZO PARA ADJUDICAÇÃO. 1. O entendimento do STJ é no sentido de que o prazo de 5 dias, previsto no art. 746 do CPC , para a oposição de Embargos à Arrematação, começa a fluir, em se tratando de Execução Fiscal, a partir do término do prazo de 30 dias para adjudicação.

O que acontece depois da adjudicação licitação?

Não havendo a interposição de recurso, a Lei do Pregão estabelece que a adjudicação do objeto ao vencedor da licitação incumbirá ao pregoeiro, e a homologação será feita pela autoridade competente. Aplica-se aqui o mesmo vetor indicado para a identificação da autoridade competente.

Quais os tipos de licitação na lei?

São quatro os tipos de licitação: “menor preço”, “maior lance ou oferta”, “melhor técnica” e “técnica e preço”. No tipo Menor Preço (Art. 45, §1º, I, Lei 8.666), será vencedora da licitação a proposta de menor valor, desde que atendidos os demais requisitos do edital ou carta-convite.

Quais são os 4 possíveis objetos de uma licitação?

Os tipos de licitação são quatro e também estão previstos na lei 8666/93, no art. 45, § 1º. Possuem características e exigências específicas, com prazos e ritos distintos. São eles: menor preço, melhor técnica, técnica e preço e maior lance ou oferta.

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

4 - Modalidades de Licitação

O pregão eletrônico tem se transformado na modalidade mais utilizada para realizar as compras e contratações públicas em razão da transparência e celeridade do processo.

Quais são as fases do pregão eletrônico?

Já nesta fase do Pregão Eletrônico abrange as seguintes etapas:Convocação dos Interessados;Recebimento das Propostas – Impugnação e Esclarecimentos do Edital;Análise das Propostas;Fase de Lances;Aceitação das Propostas;Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes;Manifestação da Intenção de Recurso;

Quais são os passos para se fazer uma licitação?

Para a realização do pleito licitatório, deverão ser anexados ao edital documentos imprescindíveis à licitação, como: minuta de contrato, projeto básico, orçamento detalhado em planilha de custos unitários – quando for o caso de serviço composto de vários elementos -, modelos de declarações, bem como outros que sejam ...

Quais são os princípios da licitação?

O processo licitatório deve ser regido pelos princípios constitucionais da isonomia, legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e outros correspondentes, se assim houver.

Quem é a autoridade competente para assinar edital de licitação?

Se o edital é a lei da licitação, essa lei deve ser feita pela autoridade máxima ou alguém equivalente.

O que o presidente da CPL faz?

Analisar e responder as impugnações interpostas ao instrumento convocatório; a condução e o julgamento da sessão da licitação propriamente dita, com todos os atos a ela inerentes, tais como: abertura da sessão, credenciamento dos licitantes, recebimento dos envelopes de habilitação e propostas, análise e julgamento das ...

Quem pode ser presidente de comissão de licitação?

Nos termos do artigo 51 da Lei Federal nº 8.666/93 a comissão permanente ou especial dever ser composta de no mínimo, 3 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.

Como ver pregão homologado?

Acessar o sítio http://www.comprasgovernamentais.gov.br. Clicar em "ACESSO LIVRE"; Selecionar "PREGÕES"; Escolher em qual situação se encontra o Pregão, se AGENDADOS, EM ANDAMENTO, REALIZADOS ou PENDENTES DE RECURSO / ADJUDICAÇÃO / HOMOLOGAÇÃO.



Outras questões

Como ver o número do contrato da Oi TV?

O que acontece em Shrek para sempre?

Como visualizar documentos no Jusbrasil?

Como ter mais autoridade no relacionamento?

Como ter acesso aos artigos PubMed?

Como ter acesso ao HD externo?

Como recuperar o sistema do Android?

Como recuperar configuração anterior do celular?

Como saber se meu número de celular da Claro foi cancelado?

Como sair silenciosamente de um grupo no WhatsApp?

O que fazer para conseguir o respeito do meu marido?

O que fazer quando um relacionamento está em crise?

Como sair da vida de um cara?

Como entrar no modo de reparo automático?

Como recuperar o sinal da Oi TV livre?

O que é reboot Xiaomi?

O que fazer quando esquecer o usuário da caixa?

Como solicitar saque FGTS 1045?

O que é o limite de crédito pessoal Bradesco?

O que é Scab hair e como tratar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com