Esse processo envolve dois passos principais: a transcrição e a tradução. Na transcrição, a sequência de DNA de um gene é copiada para fazer uma molécula de RNA. Essa etapa é chamada de transcrição pois envolve reescrever, ou transcrever, a sequência de DNA num "alfabeto" similar de RNA.
A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA’s que transportam os resíduos de aminoácidos.
A tradução tem início com a associação de um ribossomo, um mRNA e um tRNA carregando o aminácido metionina, que se ligam ao sítio P do ribossomo. O anticódon deste tRNA é UAC e seu códon no mRNA é AUG. Essa trinca consiste no códon de inicialização. Um outro tRNA liga-se ao ribossomo no sítio A.
O processo de tradução gênicaconsiste em unir aminoácidosde acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. Códon é uma trinca de bases nitrogenadasdo mRNA, que tem sua trinca complementar (anticódon) no RNA transportadorcorrespondente.
O produto final é um polipeptídeo cuja sequência de aminoácidos reflete a sequência de códons no RNAm. A tradução envolve a leitura dos nucleotídeos do RNAm em grupos de três, cada qual especifica um aminoácido (ou fornece um sinal de parada indicando que a tradução terminou). Essa é a visão geral da tradução.
Como fazer inscrição no core-SP?
Qual o programa de desconto do Xigduo?
Como cadastrar a chave de acesso do CNA?
Como cadastrar no Conta pra mim?
Quais são as locução adverbial?
Como são formadas as imagens nas lentes esféricas?
Como a Petrobrás paga os dividendos?
Quanto tempo leva para carregar as pilhas da Sony?
Quais são os efeitos especiais do cinema?
O que significa a base da pirâmide etária?
Quando saber que é hora de ir embora?
O que acontece quando o catalisador está ruim?