Condição em que as pessoas ficam à margem da evolução tecnológica e, conseqüentemente, formam uma massa de analfabetos tecnológicos.
Exclusão digital no mundo e no Brasil
Isso significa que muitas pessoas ainda não têm acesso à economia digital, nem a uma série de informações e serviços disponíveis online. A inclusão digital poderia beneficiar a educação, a saúde, a qualidade de vida e a situação financeira de diversas comunidades.
O que é a Inclusão digital:
Inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC s). Em outras palavras, a inclusão digital representa a democratização da tecnologia.
A pandemia impôs mais uma lacuna aos estudantes de baixa renda, já que agora, para acompanhar as aulas, são necessários equipamentos adequados e acesso à internet. Essa nova realidade aprofundou, então, a desigualdade que já existia das oportunidades de aprendizagem, segundo o professor.
Exclusão Econômica: determina a exclusão de pessoas que possuam rendas inferiores, por exemplo, os pobres. Exclusão Etária: designa a exclusão por idades, por exemplo, crianças e idosos. Exclusão Sexual: tipo de exclusão que é determinada pelas diferentes preferências sexuais, por exemplo, a exclusão dos transexuais.
33 curiosidades que você vai gostar
De forma mais abrangente, podem ser consideradas como excluídas digitalmente as pessoas que têm dificuldade até mesmo em utilizar as funções do telefone celular ou ajustar o relógio do videocassete, observando-se assim que a exclusão digital depende das tecnologias e dos dispositivos utilizados.
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.
ou baixa qualidade da conexão à internet, o que evidencia um cenário de exclusão digital no país. ... “O grau de exclusão na desigualdade digital não é só no acesso, mas também no alto custo da banda larga no Brasil. A internet é um privilégio de áreas ricas, não temos uma expansão da banda larga igual a telefonia.
Os chamados excluídos digitais, que mais precisam do auxílio emergencial, deixaram de receber parcelas de R$ 600 ou R$ 1200. A falta de acesso a um celular é um motivo que afetou 20% dos usuários das classes D e E na comparação com o total de pessoas que não conseguiram receber o auxílio, que somam 7%.
A inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Dessa forma, seu grande objetivo é a democratização da tecnologia.
Inclusão digital é o acesso à informação que está nos meios digitais e, como ponto de chegada à assimilação da informação e sua re-elaboração em novo conhe- cimento, tendo como conseqüência desejável a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Na opinião de Ribeiro, inclusão digital é um “[...] recurso a serviço da democratização social, cultural e econômica, pois o acesso às tecnologias se estende também às pessoas com algum tipo de deficiência com o objetivo de promover desenvolvimento e igual oportunidade para todos” (2012, p. 48).
No Brasil temos muitas iniciativas, todas positivas e bem-intencionadas, que tentam combater a exclusão digital em várias esferas: o governo eletrônico, em nível federal e estadual, que disponibiliza na internet os diversos serviços públicos; programas financiados pelo Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de ...
Recentemente, o Brasil apareceu na 72ª colocação em um ranking da Fundação Getúlio Vargas que avalia a inclusão digital em 150 países. O estudo mostrou que 51,2% da população brasileira têm computador em casa, telefone celular ou fixo e acesso à internet, mas não necessariamente todos juntos.
O Brasil é um país dependente da tecnologia estrangeira e isto é péssimo para sua economia, agravando ainda mais o problema da exclusão digital e social. Resumindo, conforme Bernardo Sorj, a inclusão digital depende de cinco fatores: ** Existência de infra-estruturas físicas de transmissão (telefonia);
Segundo dados do IBGE anteriores ao coronavírus, 20% dos jovens brasileiros entre 14 e 29 anos de idade não tinham concluído alguma das etapas da educação básica. Além disso, o analfabetismo também é um fator complicador para a inclusão digital.
Neste sentido, há também o suporte para a geração de renda, que viabilizou a criação da cooperativa juvenil, um empreendimento de recondicionamento de eletrônicos. Abordaram ainda, na regional, o tema gamificação, algo que ganha cada vez mais espaço nos ambientes educacionais por estimular ganhos de criatividade.
Exclusão Digital nas Organizações. As organizações desprovidas de acesso ou com baixos níveis de acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs), ou aos benefícios dessas, são classificadas como excluídas digitais.
Para 57% das pessoas com renda de até um salário mínimo, a principal causa para o não-acesso são os altos preços do serviço no Brasil. Considerando a mesma faixa salarial, 46% dizem não ter aparelhos como celular ou computador.
Em comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância afirma que a falta de acesso à internet está gerando uma crise profunda na educação global com quase 1,2 bilhão de crianças afetadas pelo fechamento das escolas.
A exclusão social é o processo por meio do qual os indivíduos pertencentes a determinados grupos são impedidos de acessar os bens e serviços que lhes possibilitam exercer plenamente seus direitos.
Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
Dos 10 países menos conectados do mundo, oito estão na África, o continente onde a população tem menos acesso à rede mundial de computadores, com 16,6% da população.
No entanto, a agência afirma que mais de 96% das pessoas que vivem no sul e sudeste da Ásia ainda não têm acesso à internet banda larga de alta velocidade e confiável. ...
Como transformar a cultura da empresa?
Como transformar um arquivo em pés?
Como se dá a atuação do flúor na estrutura dental?
Como fazer uma referência bibliográfica de acordo com a ABNT?
Como forrar parede com caixas de leite?
O que fazer quando o aplicativo não instala?
Como traduzir um texto no wattpad?
Qual vitamina tomar para engravidar mais rápido?
Quais ambientes tem numa escola?
Qual é o principal objetivo do marketing?
Como transformar o açúcar cristal em açúcar de confeiteiro?