Ética dos fins ou ética dos bens é representada pela defesa de valores fundamentais denominados de bem comuns e suas manifestações mais importantes são: hedonismo, utilitarismo, eudemonismo e ética dos valores para os quais o fim último é respectivamente o prazer, o útil, a felicidade e os valores.
Ética, ou filosofia moral, é uma área do conhecimento dedicada à investigação dos princípios das ações humanas. Em outras palavras, a ética é o estudo sobre as bases da moral.
O campo ético é, portanto, constituído por dois pólos internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas. Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade.
Sujeito ético: Só existe se for um ser consciente (sabe da existência dos outros), ser dotado de vontade (capacidade de controlar seus desejos), ser responsável (reconhece seus atos e consequências) ser livre (não se submete a vontade dos outros).
Também conhecida como ética dos fins, defende a existência de um valor fundamental, denominado bem comum. A criatura humana é capaz de propor fins, eleger meios e colocar em prática os últimos, para alcançar os primeiros. Esse na hierarquia dos bens é o bem supremo. ...
Resposta: 1)A ética aristotélica é considerada uma "ética dos fins", pois essa ética considerada o agir humano de forma ética traz paz ao espírito humano. Agindo de maneira ética o ser humano pode então chegar a felicidade plena, com isso, o homem pode pensar no bem comum e assim pensar em colocar em prática.
Questão 8 Quais são os principais constituintes do sujeito ético ou pessoa moral? Ética é constituída por :Costumes,moral,sociedade e relaciona –se com a liberdade ( consequências, escolhas[boas ou ruins],normas[limites]. Na moral, inclui-se valores,familia,noção de justo,injusto,bem,mal,respeito.
Sua finalidade é esclarecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar as diretrizes e os princípios abstratos da moral. Neste caso, a ética é uma criação consciente e reflexiva de um filósofo sobre a moralidade, que é, por sua vez, criação espontânea e inconsciente de um grupo.
Mas afinal, moral e ética são a mesma coisa? Como já vimos no início do texto, a ética é um ramo da filosofia que estuda os princípios que regem a ação dos homens. Em outras palavras, ela analisa os valores por trás das ações humanas.
Tem-se a Ética como a ciência da conduta. Entretanto, enfaticamente, não determina o modo de agir; este, faz parte do campo Moral. Embora o objeto de estudo seja o mesmo, e freqüentemente os termos sejam confundidos, o enfoque dado é diferente: o campo ético é o teórico e campo moral é o prático.
Etimologicamente, o termo ética deriva do grego ethos que significa modo de ser, caráter. Designa a reflexão filosófica sobre a moralidade, isto é, sobre as regras e os códigos morais que norteiam a conduta humana. Sua finalidade é esclarecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar as diretrizes e os princípios abstratos da moral.
Como fazer referência de site ABNT 2021?
Qual a principal características das briófitas?
Como editar um documento no Word que está somente leitura?
O que significa Recipes em português?
Quais matérias valem mais pontos no Enem?
O que tomar para gases na gravidez?
Como bloquear chamadas de um numero no iphone?
Qual é a diferença de capim-cidreira com capim-limão?
Quantas bactérias são trocadas no beijo?
Qual é a importância de dormir cedo?
Como inverter cores de uma imagem no celular?
Quem paga a Previdência Social do empregado?
Quem inventou o futebol antigo?
Quem foi que inventou a multiplicação?