O que é estudo transversal em epidemiologia?

Pergunta de Alexandra Macedo em 30-05-2022
(4 votos)

O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é um estudo transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.


O que é um estudo transversal artigo?

Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.

Quais tipos de estudos epidemiológicos?

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

O que é um estudo de delineamento transversal?

ESTUDO TRANSVERSAL

É um modelo de pesquisa simples no seu delineamento, empregado para determinar incidências, prevalências, associação entre variáveis e até mesmo a acurácia de método de diagnóstico ou de rastreamento.

Epi Estudos Epidemiológicos Estudos Transversais


22 curiosidades que você vai gostar

O que é o delineamento de um estudo?

Em outras palavras, o delineamento é a fase do estudo na qual o autor considera a aplicação de métodos discretos para a sua investigação. Ao invés de ficar preso a lógica e a teoria, ele traça um plano geral.

O que é um estudo transversal e longitudinal?

Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Qual é a função dos estudos epidemiológicos?

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.



Outras questões

Quais os sintomas do transtorno bipolar em idosos?

Como mandar msg no Messenger bloqueado?

Porque não trabalhar em telemarketing?

Quem me bloqueou no WhatsApp pode me ver online?

Como se inicia o processo de cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa quais os requisitos exigidos pela lei pro

O que fazer para tirar a radiação do corpo?

Como construir uma boa imagem nas redes sociais?

Como revelar fotos com qualidade?

Como enviar mensagem para quem não é amigo na Steam?

Como transformar arquivo PDF em Word Editavel?

Como envernizar móveis passo a passo?

Quando o idoso faz xixi na roupa?

Como o algoritmo do Instagram funciona?

Quem tem direito de receber o TFD?

Como mandar uma ideia de filme para a Netflix?

Como funciona o aluno tutelado?

Como é o amigo ladrão?

Como lubrificar tripé?

O que é um ambiente virtual de aprendizagem?

Quais as etapas de um processo judicial?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com