Estresse hídrico ou stress hídrico é uma situação em que a procura de água por habitante é maior que a capacidade de oferta de um corpo hídrico. É também quando uma pessoa tem menos de 1000 m³ de água.
Quando a demanda por água de um número de habitantes e o consumo médio por habitante supera a oferta, ou seja, a quantidade e a capacidade de distribuição de água existente, uma determinada cidade ou região, está caracterizada uma situação de estresse hídrico.
Entre as principais causas do estresse hídrico, destacam-se: desperdício de água; crescimento populacional e intensa urbanização com consequente aumento no consumo de água para fins domésticos, industriais, agropecuário, entre outros; poluição das águas pelo lançamento de esgotos, resíduos sólidos, despejos industriais ...
Medidas para combater o estresse hídricoAbrir fontes de água adicionais que não eram utilizáveis anteriormente ou cujo uso era limitado.Tratamento de água contendo contaminantes antropogênicos antes de retornar aos ecossistemas.Implementação de circuitos fechados de água nos processos produtivos.
O Painel Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos divulgou um relatório, que alerta para a atual situação hídrica do Brasil. Estima-se que 40% do território nacional tem ameaças relacionadas à água, passando por um processo denominado por especialistas como “estresse hídrico”.
38 curiosidades que você vai gostar
A situação, que deixa o Brasil à beira de uma crise histórica, requer ações contundentes, desde a melhoria na gestão dos recursos hídricos por parte do poder público até práticas mais simples, como a consciência de consumo da população.
Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico.
Segundo a ONU, existe a possibilidade de, até 2020, o estresse hídrico atingir cerca de 18 milhões de pessoas em todo o planeta.
A resposta mais proeminente das plantas ao déficit hídrico, segundo McCree & Fernández (1989) e Taiz & Zeiger (1991), consiste no decréscimo da produção da área foliar, do fechamento dos estômatos, da aceleração da senescência e da abscisão das folhas.
Em muitos casos, o risco de estresse hídrico dificulta ou até impede o desenvolvimento econômico e humano, pois não permite que práticas como a industrialização e a agricultura desenvolvam-se, lembrando que essas são as áreas da economia que mais utilizam água.
As regiões litorâneas (Sul, Sudeste e Nordeste), que respondem por apenas 3% da oferta nacional, abrigam 45% da população do país. Em outras palavras, onde se concentram cada vez mais brasileiros, há cada vez menos água. A fórmula exata para o estresse hídrico que hoje se materializa em São Paulo e na região sudeste.
A degradação dos cursos d água acontece de duas principais formas: a poluição dos rios e também o assoreamento causado pela erosão e deposição de sedimentos. ... Com isso, fontes de água potável são perdidas ou convertidas em áreas de baixíssimo aproveitamento tanto para os animais quanto para a sociedade.
A água denominada de virtual é aquela que foi utilizada na elaboração dos produtos que utilizamos nas atividades da nossa vida. Ao consumir uma xícara de café, estamos usando 140 litros de água para plantar, produzir, empacotar e despachar o café, além da quantidade usada na mistura da sua produção final.
Consequências do estresse hídrico para a planta
Assim também, afetar a taxa de transpiração, a taxa fotossintética, a translocação de substâncias e a síntese da parede celular, levando à redução da taxa de crescimento e a mudanças no padrão de translocação de matéria seca.
De acordo com os resultados obtidos, foi verificado que o déficit hídrico afetou negativamente o crescimento das plantas, fato evidenciado através das reduções significativas de 62, 22, 45, 64, 66, 55 e 70% na área foliar, na altura das plantas, no diâmetro a nível do coleto, na MST, na MSF, MSR o+p e na MSR, ...
O sistema de plantio direto também é uma estratégia para evitar o estresse hídrico nas plantas. A palhada no solo reduz a perda de água pela evaporação, e assim o solo consegue manter a quantidade de água por mais tempo.
Segundo os dados, os países com maior problema de falta de água no mundo estão concentrados principalmente no Oriente Médio:Catar.Israel.Líbano.IrãJordânia.
I - As Regiões Sul e Sudeste concentram o maior potencial hídrico e o maior contingente populacional do país. II - A Região Nordeste possui o menor potencial hídrico do país e o segundo maior contingente populacional entre as demais regiões do Brasil.
A poluição hídrica, causada pela atuação indevida das práticas humanas, pode gerar impactos sobre as espécies e provocar a escassez desse recurso natural. ... Dessa forma, o aumento da poluição no espaço das cidades gera uma maior carga de poluentes para o leito dos rios que cortam essas áreas urbanas.
A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros. ... Da água doce que sobra, a grande parte está congelada e outra parte substancial está no subsolo.
O Brasil é o país com maior quantidade de recursos hídricos gerados por precipitações atmosféricas. Possui domínio de três grandes bacias hidrográficas e grande parte do Aquífero Guarani. O país possui grande disponibilidade de água potável, porém sua distribuição é bastante irregular.
Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.
Diante disso, ocorre a eutrofização, processo de poluição em corpos d água, facilitando a contaminação da água que chega até a sua casa. Por esse motivo, o surgimento de doenças transmissíveis, como viroses, tendem a ter um crescimento notável em épocas em que a crise hídrica assola o país.
O Brasil enfrenta a pior crise hídrica em 91 anos de monitoramento das bacias hidrográficas do país. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, que geram 70% da energia do país, operam com 19,59% da capacidade esta semana.
Essa situação é resultado de um padrão de desenvolvimento sem planejamento, que consome muita água e energia e não protege os mananciais. A distribuição dos recursos hídricos no país maximiza o problema, já que 68% da água brasileira está na região Norte, onde vive apenas 7% da população.
Como limpar quadro de tapeçaria?
Como solicitar amortização FIES?
Como limpar vidro de fachadas?
Qual lixa usar para lixar caixote de feira?
Qual a melhor lixa para lixar madeira bruta?
Como gerar uma imagem em alta resolução?
Qual o melhor Spray Nasal para rinite?
Como se originou o totalitarismo?
Como Tonalizar cabelos com luzes passo a passo?
Como usar o óleo de copaíba para endometriose?
Quando surgiu o primeiro fliperama?
Quando a glutamina faz efeito?
Quando surgiu o sistema de castas?
Qual foi o primeiro filme de faroeste da história?