O estresse é uma resposta/reação do organismo que ocorre quando este é submetido a situações em que necessita de adaptação; é uma condição natural do ser humano e corresponde a qualquer tipo de estímulo responsável por criar respostas do corpo (fisiológicas, mentais ou comportamentais) para situações de lutas, fugas, ...
Hans Selye foi o primeiro estudioso que tentou definir estresse, atendo-se à sua dimensão biológica. De acordo com este autor (1959), o estresse é um elemento inerente a toda doença, que produz certas modificações na estrutura e na composição química do corpo, as quais podem ser observadas e mensuradas.
A nocicepção é o fenômeno pelo qual ocorre a codificação e o processamento dos estímulos ambientais físicos e químicos ou patológicos que resultam na dor, através de uma cascata complexa de eventos da periferia até as estruturas superiores do sistema nervoso central.
O estímulo estressor mobiliza processos funcionais e comportamentais para manter o equilíbrio. É fundamental para a adequação desta resposta que estes processos sejam desativados quando cessa o estímulo estressor.
O termo estressor por sua vez define o evento ou estímulo que provoca ou conduz ao estresse. Em 1936 o fisiologista canadense Hans Selye introduziu o termo "stress" no campo da saúde para designar a resposta geral e inespecífica do organismo a um estressor ou a uma situação estressante.
Se você vem sentindo dores por todo o corpo, apatia e baixa resistência imunológica, esses sintomas podem ter uma origem emocional, e são facilmente tratados quando a causa da tensão é removida da sua rotina. A tensão emocional também pode ser observada na forma de queda de cabelo e quebra das unhas.
A consciência emocional é o despertar da inteligência emocional: é aquele primeiro passo dado onde identificamos e delimitamos a neblina por trás do nosso humor para assumir o controle e sentir-nos mais competentes em nossas vidas.
A tensão emocional também pode ser observada na forma de queda de cabelo e quebra das unhas. Os hormônios de estresse produzidos nessa situação também tem esse poder de influenciar na formação de fios de cabelo, como também no crescimento das unhas, fazendo com que ambos sejam prejudicados em momentos de estresse.
Como o nosso corpo reage às situações de tensão produzindo hormônios de estresse, um dos campos de ação desses hormônios é, exatamente no trato gastrointestinal. A maneira que cada pessoa reage a ação desses hormônios, entretanto, é que varia de acordo com sua individualidade.
Como tirar o cheiro de gordura da mão?
Como se distingue o prazo suspensivo do interruptivo?
Quando o locador pode pedir o imóvel antes do fim do contrato?
Como é feito o diagnóstico laboratorial do Streptococcus pneumoniae?
Como tirar foto no modo noturno no iPhone?
Como tirar óleo queimado da madeira?
Como é chamado um reitor de uma universidade?
Como tirar licença para corte de árvore?
Qual é a divisão da coluna vertebral?
Qual é a teoria de Aristóteles?
Como tirar a homocinética interna do Monza?
O que é um mantra é para que serve?
Qual a função de um capitão da PM?