O estresse é uma resposta/reação do organismo que ocorre quando este é submetido a situações em que necessita de adaptação; é uma condição natural do ser humano e corresponde a qualquer tipo de estímulo responsável por criar respostas do corpo (fisiológicas, mentais ou comportamentais) para situações de lutas, fugas, ...
Hans Selye foi o primeiro estudioso que tentou definir estresse, atendo-se à sua dimensão biológica. De acordo com este autor (1959), o estresse é um elemento inerente a toda doença, que produz certas modificações na estrutura e na composição química do corpo, as quais podem ser observadas e mensuradas.
A nocicepção é o fenômeno pelo qual ocorre a codificação e o processamento dos estímulos ambientais físicos e químicos ou patológicos que resultam na dor, através de uma cascata complexa de eventos da periferia até as estruturas superiores do sistema nervoso central.
O estímulo estressor mobiliza processos funcionais e comportamentais para manter o equilíbrio. É fundamental para a adequação desta resposta que estes processos sejam desativados quando cessa o estímulo estressor.
O termo estressor por sua vez define o evento ou estímulo que provoca ou conduz ao estresse. Em 1936 o fisiologista canadense Hans Selye introduziu o termo "stress" no campo da saúde para designar a resposta geral e inespecífica do organismo a um estressor ou a uma situação estressante.
Se você vem sentindo dores por todo o corpo, apatia e baixa resistência imunológica, esses sintomas podem ter uma origem emocional, e são facilmente tratados quando a causa da tensão é removida da sua rotina. A tensão emocional também pode ser observada na forma de queda de cabelo e quebra das unhas.
A consciência emocional é o despertar da inteligência emocional: é aquele primeiro passo dado onde identificamos e delimitamos a neblina por trás do nosso humor para assumir o controle e sentir-nos mais competentes em nossas vidas.
A tensão emocional também pode ser observada na forma de queda de cabelo e quebra das unhas. Os hormônios de estresse produzidos nessa situação também tem esse poder de influenciar na formação de fios de cabelo, como também no crescimento das unhas, fazendo com que ambos sejam prejudicados em momentos de estresse.
Como o nosso corpo reage às situações de tensão produzindo hormônios de estresse, um dos campos de ação desses hormônios é, exatamente no trato gastrointestinal. A maneira que cada pessoa reage a ação desses hormônios, entretanto, é que varia de acordo com sua individualidade.
O que fazer depois de uma mordida de cachorro?
Quantos inscritos para ESA 2020?
Quando cabe agravo ou apelação?
Quais os tipos de câncer de mama mais comum?
Como fazer chá de caroço de abacate para emagrecer?
Qual é o menor número de dois algarismos?
Como enviar livro do Kindle para E-mail?
Quais foram os primeiros habitantes de Alagoas?
Qual a diferença entre município e cidades?
Porque o contrato de locação deve ser de 30 meses?
Quais os fundamentos da sociedade moderna?
O que significa alimentos calóricos?
O que acontece se tomar suco de couve todo dia?
Como dar download de videos do youtube?
Como destravar o hormônio do emagrecimento?
Quais são os tipos de projeto de pesquisa?
Por que as plantas carnivoras se alimentam de insetos?