O esticador também conhecido como tensor, a correia dentada garante que partes de um motor estão funcionando em sincronismo. O sistema de polias e tensores do motor fornecem energia para o ar condicionado, alternador, direção hidráulica, e até o sistema de refrigeração de um veículo.
O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.
Quando houver um problema com o tensor, ele afetará a maneira como a correia aciona a polia, afetando assim o desempenho e a função do veículo. Geralmente, danos ou falhas no tensionador produzem alguns sintomas, para que o motorista esteja ciente dos problemas que talvez precisem ser reparados.
O Tensor é composto de uma cunha e um corpo sólido de ferro fundido. O Esticador é produzido com varias peças de aço moldadas e soldadas.
De acordo com especialistas do ramo automotivo, o tensor do alternador é a peça responsável por transmitir a força de um componente a outro. É também a ferramenta responsável pelo trabalho do alternador, peça que tem a função de gerar a energia que fica armazenada na bateria do veículo.
23 curiosidades que você vai gostar
Um tensionador ruim geralmente faz barulho. Preste atenção para ouvir se a correia está guinchando ou chacoalhando. Além disso, quando a correia do motor está folgada, ela causará alguns problemas de direção em altas velocidades ou quando o caro está muito pesado.
Em condições perfeitas, a correia dentada pode durar no geral 50 mil quilômetros (recomenda-se não manter mais de 60 mil pois mesmo em boas condições de uso, ela perde eficiência). Já as demais correias duram em média 20 mil quilômetros. Como essas peças são fabricadas com borracha, elas tendem a ressecar com o tempo.
A função do tensor de corrente consiste em manter a distribuição por corrente sob tensão em todas as condições de funcionamento, além de compensar as vibrações do sistema. Também tem a missão de compensar o desgaste da corrente e tensionar a distribuição por corrente conforme necessário.
Não necessariamente. Uma correia dentada que já teve sua vida útil ultrapassada ou defeituosa tem que ser substituída, e quanto mais cedo você fazer isso, melhor. O melhor curso de ação é também substituir o tensor, mas se ele estiver em um bom estado de conservação, pode não ser necessária essa troca..
Quando o vôlei ficou popular no Brasil?
Como o xadrez pode ser considerado resposta?
Como saber se houve rompimento do ligamento do cotovelo?
Quais são as etapas de replicação viral?
Quando eu posso cortar o denominador do mmc?
O que acontece quando o zigoto chega no útero?
Como saber se estou com dívida?
Como conseguir a publicação de conclusão do ensino médio no Diário Oficial do RJ?
Como tirar figurinhas de vídeo?
Como remover o texto de uma imagem no Word?
Como saber se uma pessoa tem plano de saúde?