O equilíbrio químico é um estado que ocorre em reações reversíveis, em que a velocidade da reação direta é igual à da inversa, sob temperatura constante. Algumas reações químicas cessam quando todos os reagentes são transformados nos produtos.
Um exemplo de equilíbrio químico aplicado ao cotidiano é o de uma garrafa de refrigerante. Em uma garrafa de refrigerante há a decomposição/formação do ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe em água e dióxido de carbono.
O equilíbrio químico é um fenômeno que acontece nas reações químicas reversíveis entre reagentes e produtos. Quando uma reação é direta, está transformando reagentes em produtos. Já quando ela ocorre de maneira inversa, os produtos estão transformando-se em reagentes.
O equilíbrio químico é atingido quando, na mistura reacional, as velocidades das reações direta (reagentes formando produtos) e inversa (produtos formando regenerando os reagentes) ficam iguais.
Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.
Pode-se expressar o equilíbrio químico em um gráfico utilizando as variáveis de velocidade e concentração em função do tempo. Obtém-se o equilíbrio químico quando as linhas de velocidade (e também de concentração) e tempo se tornam horizontais. À medida que v1 diminui, observa-se que os reagentes se transformam em produtos.
Quando o equilíbrio químico é atingido, a concentração das substâncias presentes na reação é constante, mas não necessariamente iguais. Tipos de Equilíbrio Químico Sistemas homogêneos. São aqueles que os componentes do sistema, reagentes e produtos, encontram-se na mesma fase. Sistemas gasosos. Soluções. Sistemas heterogêneos
No equilíbrio químico, as taxas de reação de um sentido de reação e seu inverso devem ser iguais. Sendo assim, foi estabelecido que a constante de equilíbrio é obtida por: O valor de K varia conforme a temperatura. Veja também: Cinética Química.
O químico francês Henry Louis Le Chatelier, em 1884, observando as alterações das propriedades físicas e químicas de um equilíbrio químico fez a seguinte generalização: “Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, sempre no sentido de minimizar a ação do fator aplicado.”.
Para que serve o chá do camapu?
Como utilizar o canal do YouTube?
Como utilizar o aparelho corrente russa?
Como usar Xbox Live Gold no Xbox 360?
Como utilizar capital social Sicredi?
Como usar os botões do fone de ouvido?
O que é preciso para morar em outro estado?
Como o capacete de ciclismo tem que ficar na cabeça?
Qual é o padrão para os poliedros?
Em que situações deve ser executado o Hino Nacional?
Como são formadas as rochas sedimentares * sua resposta?
Quais os compostos moleculares?
Quais são todos os hidrocarbonetos?
Como são formadas as rochas magmáticas ou Igneas?
Como podem ser nomeadas as pirâmides exemplifique?
Que fatores contribuem para o processo de polinização das angiospermas?